Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 24.03.23 - 20h23

Prefeitura do Recife realiza mutirões de saúde nos bairros de Areias, Brejo de Beberibe, Passarinho e Vasco da Gama, neste sábado (25)

img_alt

Ação vai acontecer das 8h às 16h, na Zona Oeste do Recife, e das 9h às 15h, nos bairros da Zona Norte. Confira as comunidades e áreas de cobertura que poderão participar (Foto: Alessandro Potter/PCR)

Os moradores dos bairros de Passarinho, Vasco da Gama e Brejo do Beberibe, na Zona Norte da capital pernambucana, e Areias, na Zona Oeste, poderão aproveitar o sábado (25) para realizar gratuitamente serviços de saúde oferecidos pela Prefeitura do Recife. Os profissionais da Secretaria de Saúde (Sesau) do município vão oferecer serviços como testagem rápida para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), atualização de caderneta de vacina, consultas clínicas, preventivos ginecológicos, atendimento com dentistas, entre outros. 

 

Na Zona Norte da cidade, o mutirão vai acontecer das 9h às 15h e será voltado para os moradores das comunidades Vila Bom Jesus e Igreja o Brasil para Cristo, em Passarinho, e das áreas de cobertura das unidades Upinha Dom Hélder Câmara, no Vasco da Gama, e USF Vila Boa Vista, no Brejo de Beberibe. Já na Zona Oeste, a ação vai acontecer das 8h às 16h para aqueles que são atendidos na USF Chico Mendes/Ximboré, em Areias. 

 

Ao longo do dia, os serviços oferecidos estarão à disposição dos recifenses sem necessidade de agendamento, com exceção das consultas clínicas, exame ginecológico preventivo e atendimento odontológico, que serão realizados com os usuários previamente agendados pelo Sistema de Regulação Municipal. 

 

Em Areias, na Zona Oeste do Recife, a USF Chico Mendes/Ximboré irá oferecer testagem rápida para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST); distribuição de kits de saúde bucal; atualização da caderneta de vacina; atualização do Cartão SUS; atividades Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Pics); vacinação antirrábica de cães e gatos; aferição de pressão arterial e glicose; avaliação física e nutricional, além das consultas com clínico, exame preventivo ginecológico, atendimento odontológico e entrega de medicamentos. 

 

Já na Zona Norte, as ações serão realizadas em quatro pontos diferentes. Na Upinha Dom Helder Câmara, no Vasco da Gama, terá atualização de cartão de vacina e vacinação contra a covid-19; orientação em saúde e testagem rápida para detecção de IST; aferição de pressão arterial e glicemia; entrega de medicamentos e preservativos, além de atendimentos clínicos, odontológicos e exame preventivo ginecológico para usuários agendados. 

 

Na USF Vila Boa Vista, em Brejo de Beberibe, os usuários da área de cobertura da unidade poderão realizar testagem rápida para detecção de IST; atendimento odontológico para gestantes e urgências agendadas; exame preventivo ginecológico e entrega de preservativos, lubrificantes e medicamentos na farmácia. 

 

Em Passarinho, as comunidades Vila Bom Jesus e Igreja o Brasil para Cristo irão oferecer atualização de cartão de vacina e vacinação contra a covid-19; testagem rápida para detecção de IST; entrega de kits de saúde bucal; de hipoclorito e preservativos, além de mutirão de arboviroses e desratização. 

 

Durante os mutirões de arbovirose e desratização, os agentes de saúde ambiental e controle de endemias (asaces) da Sesau irão percorrer as casas com orientações para a população sobre como evitar a proliferação do Aedes aegypti, que é transmissor da dengue, zika e chikungunya, e conscientização da população quanto às medidas sanitárias importantes para manutenção do ambiente limpo e livre de ratos. Aplicação de raticida em pó e parafinado no combate aos roedores e aplicação de larvicida biológico nos depósitos de água, durante as inspeções de arbovirose, também serão realizados.