Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 24.03.23 - 20h15

Recife obtém expressiva redução em filas de espera para procedimentos odontológicos

img_alt

Procedimentos como confecção de prótese dentária, odontopediatria, endodontia e cirurgia oral menor foram impactados pela parceria realizada entre as Secretarias Executivas de Atenção Básica e Regulação, Média e Alta Complexidade do município (Foto: Divulgação/Conselho Regional de Odontologia de Pernambuco)

O Recife alcançou, este ano, uma redução de, aproximadamente, 95% em filas de espera para procedimentos odontológicos, através de uma parceria realizada entre as Secretarias Executivas de Atenção Básica e de Regulação, Média e Alta Complexidade. Na última segunda-feira (20), o trabalho desenvolvido pelos profissionais da Secretaria de Saúde (Sesau) da capital foi apresentado na II Mostra de Experiências Exitosas da Odontologia no SUS em Pernambuco, promovida pelo Conselho Regional de Odontologia do estado (CRO-PE). 

 

Intitulada “Regulação em saúde bucal no Recife”, a experiência, que vem sendo desenvolvida desde agosto de 2021 no município, teve como um dos principais resultados a expressiva redução nos percentuais médios do tempo de espera para alguns procedimentos, como confecção de prótese dentária (98,1%), odontopediatria (96,4%), endodontia (95,7%) e cirurgia oral menor (94,8%). 

 

O coordenador de Saúde Bucal do Recife, Anderson Matos, explica que a redução do tempo de espera é fundamental para que o tratamento dos pacientes obtenha sucesso. “Com esse trabalho, o atendimento especializado em Odontologia passou a ocorrer de forma mais rápida e com maior eficiência. Essa agilidade é fundamental para prestarmos um serviço qualificado, pois quanto mais tempo o usuário espera, mais complexo pode se tornar o tratamento, levando a consequências como perda de dente e impactando negativamente na saúde sistêmica do indivíduo", reforça o gestor que realizou a apresentação da experiência do município na Mostra .

 

O objetivo deste estudo é proporcionar o acesso da população aos serviços de Saúde Bucal do município de forma equânime, integral e qualificada, através do fortalecimento da regulação das redes e fluxos assistenciais. A partir do treinamento dos dentistas da Atenção Básica e operadores de marcação, por parte dos profissionais da Regulação, tem sido possível monitorar a oferta e demanda das consultas/procedimentos odontológicos especializados na rede. O trabalho também permitiu a realização de análises e resoluções dos encaminhamentos; estudos de fila, interlocução com o Telessaúde, respostas à ouvidoria e a preceptoria de 18 residentes em 2022.

 

“Quando não temos equipes bem orientadas e não há uma correta justificativa dos procedimentos, a tendência é que o tempo para marcação seja estendido. Chegando um encaminhamento feito corretamente, com os detalhes necessários, o dentista regulador consegue otimizar esse prazo. De forma estratégica, também monitoramos os índices de absenteísmo e ociosidade, para poder tomar as definições e fazer o melhor aproveitamento das vagas que dispomos para essas especialidades”, detalha a coordenadora do projeto, Laura Patriota. 

 

Além deste trabalho, outras quatro experiências de Saúde Bucal da Sesau Recife também foram apresentadas na Mostra do CRO-PE. Na modalidade “Comunicação Oral Coordenada”, ainda foram selecionados os trabalhos: “Representatividade dos profissionais da Odontologia nos conselhos distritais de saúde no município de Recife e sua importância para a política de Saúde Bucal”; “Pré-natal odontológico: percepção e adesão das gestantes às consultas em uma unidade de saúde da família de Recife”; e “Implementação do serviço de laserterapia em odontologia na atenção especializada”. 

 

Já na categoria pôster, foi aprovada a experiência “A equipe de saúde bucal e o uso das tecnologias na superação dos desafios à longevidade”. O resultado final da Mostra, quando serão conhecidos os finalistas, será divulgado no mês de outubro, em comemoração ao Dia do Dentista.

 

ASSUNTOS: