Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 24.03.23 - 12h23

Recife realiza ação de conscientização no Dia Mundial da Tuberculose nesta sexta (24)

img_alt

Secretaria de Saúde do município, em parceria com o Comitê Pernambucano de Mobilização Social para o Controle da Tuberculose, Secretaria Estadual de Saúde e a sociedade civil, distribuíram material informativo para alertar a população a respeito de prevenção, diagnóstico e tratamento da doença. (Foto: Ikamahã/Secretaria de Saúde do Recife)


No dia 24 de março, é celebrado o Dia Mundial da Tuberculose. E, para marcar a data, nesta sexta-feira (24), a Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife, em parceria com o Comitê Pernambucano de Mobilização Social para o Controle da Tuberculose, Secretaria Estadual de Saúde e a sociedade civil, promoveu uma ação de conscientização sobre a doença. Na atividade, que aconteceu no entorno do Shopping Boa Vista, área central da cidade, foi distribuído material informativo para alertar a população a respeito de prevenção, diagnóstico e tratamento desse agravo.

“Essa doença ainda representa um grande desafio de saúde pública, não só no Recife, mas  em todo o mundo. Realizar esse tipo de ação é uma oportunidade para conscientizar a população sobre a importância da prevenção, diagnóstico precoce da doença e tratamento adequado. Através desses esforços, é possível que continuemos na tendência de controle da tuberculose para evitar suas consequências graves”, ressalta a coordenadora de Programa Municipal de Controle da Tuberculose do Recife, Monica Simplicio.  

A tuberculose é uma infecção causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, conhecida também como Bacilo de Koch. Essa doença afeta principalmente os pulmões, mas também pode afetar outros órgãos do corpo e é transmitida pelo ar, quando uma pessoa infectada tosse ou espirra, por exemplo. Os sintomas mais comuns são tosse seca ou produtiva, falta de ar, febre no período da tarde, emagrecimento, sudorese noturna, além de fadiga e cansaço. 

Apesar de ser uma enfermidade que possui prevenção e tratamento, a tuberculose ainda causa adoecimento de muitas pessoas e pode até levar à morte. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2021, estima-se que em todo o mundo 10,6 milhões de pessoas foram contaminadas pela doença. Já no Recife, em 2022, foram diagnosticados 1.962 novos casos da doença - dos quais 57,5% alcançaram a cura. "Esses números mostram que, se seguido corretamente, o tratamento é eficaz e evita tanto o agravamento quanto o óbito pela doença", destaca a coordenadora.

DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO - Os moradores do Recife que apresentarem sintomas da doença podem buscar atendimento na unidade de saúde mais próxima de casa. O diagnóstico é feito através do teste do escarro, em que é coletada amostra de secreção, mas também de forma clínica, pelos sinais e sintomas do paciente. O tratamento da tuberculose é feito exclusiva e gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), com antibiótico, cuja duração mínima é de seis meses. E é importante que seja seguido à risca, para evitar a resistência da bactéria aos medicamentos e garantir a cura da doença. 

A vacina BCG (Bacillus Calmette-Guérin), ofertada gratuitamente em mais de 150 salas de vacina da rede de saúde do Recife, auxilia na prevenção das formas mais graves de tuberculose nas crianças. Para os casos de tuberculose em crianças, o atendimento com o pneumologista pediátrico é ofertado na Central de Alergologia, no bairro de Santo Amaro. 

Já nos casos em que há a necessidade de atendimento pelo pneumologista (casos de pacientes que possuam algum outro problema de saúde que possa interferir no tratamento), a Sesau conta com sete unidades de referência em todo o território: nas Policlínicas Gouveia de Barros, na Boa Vista; Albert Sabin, na Tamarineira; Lessa de Andrade, na Madalena; Agamenon Magalhães, em Afogados; do Pina, no bairro de mesmo nome; Clementino Fraga, no Vasco da Gama; e no Centro de Saúde Romildo Gomes, na Imbiribeira.

LINHA DE CUIDADO - Recife foi a primeira cidade do País a implementar uma Linha de Cuidado ao Paciente com Tuberculose, em 2019. O documento uniformiza os protocolos e diretrizes presentes no Plano Nacional pelo Fim da Tuberculose, do Ministério da Saúde, e apresenta aos profissionais do município os fluxos assistenciais para as ações de monitoramento da tuberculose na rede municipal de saúde.