NOTÍCIAS

Cultura | 24.04.12 - 10h22

Investimento em tecnologia garante melhoria no trânsito do Recife

[caption id="attachment_17006" align="alignleft" width="334" caption="Serviço implantado pela CTTU é pioneiro no Nordeste. Foto: Carlos Oliveira"][/caption]

Com modernização de equipamentos e aquisição de novas ferramentas, o Recife melhorou o monitoramento e a fiscalização de trânsito da cidade

Por Tiago André Santos

O trânsito em todas as cidades está em constante transformação e numa grande metrópole como o Recife não poderia ser diferente. Para acompanhar a evolução é preciso investir em ações que busquem a melhoria na qualidade da circulação de pedestres, passageiros de ônibus, táxis ou condutores dos cerca de 500 mil veículos que trafegam pela capital pernambucana. É com esse pensamento, e utilizando tecnologia de ponta, que a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), desde o ano passado, está investindo na modernização dos seus equipamentos tecnológicos que são de fundamental importância para melhorar a mobilidade nas vias, principalmente, nos grandes corredores de tráfego.

Um dos serviços realizados pela CTTU, de forma pioneira no Nordeste, que trouxe resultados a curto prazo para o tráfego foi a modernização de 208 grupos semafóricos. Nos sinais de trânsito das avenidas e ruas mais importantes foram instaladas baterias para evitar que, na falta de energia, os equipamentos parassem de funcionar. Com as baterias também conhecidos como no-break, o semáforo dispõe de uma segunda fonte de energia, que garante sua autonomia por no mínimo três horas.

Desde o início da modernização dos semáforos, em julho de 2011, até março de 2012, as baterias entraram em funcionamento mais de 150 vezes. Em tempo corrido, essa quantidade de acionamentos representa mais de 780 horas de utilização da segunda fonte de energia sem prejuízo para a população. Os novos equipamentos minimizam os transtornos causados no tráfego, principalmente durante o período chuvoso. Além das baterias, os 208 grupos semafóricos passaram ganharam novos cabos de comunicação, aterramento entre outros componentes. Com isso, houve melhor vedação contra a umidade, garantindo maior durabilidade dos equipamentos.

Outra tecnologia aliada do trânsito é voltada para o monitoramento. Novas câmeras foram instaladas pela CTTU para auxiliar o trabalho dos agentes em campo. Dos atuais 66 equipamentos distribuídos em todas as regiões da cidade, 31 são de última geração. Com qualidade de imagem quatro vezes melhor. As câmeras permitem maior velocidade e melhor qualidade das imagens para a fiscalização de trânsito da cidade, mesmo à noite e em dias de chuva. Os equipamentos têm a capacidade de giro de 360 graus e são controladas automaticamente da Central de Operações de Trânsito (COT), instalada na sede da CTTU, no bairro de Santo Amaro, que funciona 24h.

[flickrslideshow acct_name="recifeweb" id="72157629525451190"]

As imagens captadas pelas câmeras também são distribuídas para as emissoras de televisão, que as utilizam durante os seus telejornais, e aproveitadas por equipes de jornalistas que alimentam o twitter @cttu_recife – atualmente com 11.500 seguidores. Assim, os equipamentos tornam-se mais uma ferramenta para os milhares de motoristas tomarem conhecimento da situação momentânea do trânsito em determinada via e, consequentemente, percorrer o trajeto mais livre.

A modernização do parque tecnológico da CTTU não ficou restrita apenas às câmeras. A Central de Monitoramento também foi reestruturada, ganhando novas máquinas de operação, telas de LCD de onde os técnicos e agentes de trânsito visualizam as possíveis ocorrências e repassam para as equipes de rua via rádio. O ambiente possui duas telas de 24”, seis de 22”, nove telas de 42”, e uma de 60”. Foram ainda substituídos os equipamentos de infra-estrutura como os servidores de gravação e os no-breaks.

São investimentos importantes para o monitoramento do trânsito da cidade, dentro da orientação do prefeito João da Costa de priorizar as ações que visam melhorar a mobilidade das pessoas”, afirma o diretor de trânsito e presidente em exercício da CTTU, Agostinho Maia.

Radar móvel – A mais nova ferramenta implantada pela CTTU para a fiscalização e monitoramento do trânsito do Recife é o veículo de fiscalização móvel, que entrou em operação em março deste ano. Entre as funcionalidades do carro está a fiscalização eletrônica de velocidade, o registro de infrações de trânsito e o monitoramento do tráfego nas vias. A tecnologia do equipamento verifica ainda situação de carros roubados, procurados para busca e apreensão e também se existem pendências administrativas.

O veículo dispõe de uma câmera de monitoramento acoplada que transmite em tempo real as imagens de onde estiver para a Central de Monitoramento da CTTU. Outra funcionalidade do carro é um painel de LED que é utilizado para alertar os condutores sobre situações e ocorrências relativas a intervenções emergenciais no trânsito, como acidentes à frente, desvios, reduzir a velocidade por conta de pista molhada, entre outras mensagens.

Em um mês de operação, o veículo junto com as blitzes organizadas pela CTTU identificou mais de 200 veículos com irregularidades, a maioria por IPVA e licenciamento vencidos. Foram mais de 25 mil veículos monitorados.

ASSUNTOS: