NOTÍCIAS

Cultura | 24.04.12 - 18h22

João da Costa inaugura 30º polo da Academia da Cidade

Os moradores da comunidade Cafesópolis, na Imbiribeira, passarão a contar com uma nova área de lazer e promoção da saúde a partir desta quarta-feira (25). Às 19h, o prefeito do Recife, João da Costa, estará na comunidade da Zona Sul para inaugurar uma Academia da Cidade – a 30ª construída no Município.

Para marcar a conquista da população pleiteada e viabilizada pelo Orçamento Participativo (OP), o evento contará com uma programação repleta de atrações culturais de artistas da área. Também será realizado um aulão de ritmos comandado por uma equipe do programa, com direito a alongamento e muitos exercícios e passos de dança.

A instalação do núcleo custou aproximadamente R$ 665 mil. A quantia foi empregada na construção de quadra poliesportiva; parque infantil; pista de corrida e caminhada; salas para avaliações físicas e área de convivência equipada com mesas e cadeiras. O espaço também ganhou pranchas para abdominais; barras de alongamento; trabalho paisagístico; banheiros com barra de suporte; pisos táteis; e rampas de acesso para pessoas com necessidades especiais.

O polo na Imbiribeira faz parte das 20 unidades pactuadas entre a Prefeitura do Recife e o Governo do Estado dentro do 2º Plano de Obras do OP. Dessas, já foram inauguradas as academias do Parque 13 de Maio (Boa Vista), Chié (Campo Grande), Burity (Macaxeira) e das praças Simão Borba (Estância), Herois da Restauração (Areias), Pinto Damaso (Várzea) e Alfredo Pinto (Areias). As próximas unidades serão instaladas em bairros como Alto Santa Terezinha, Cajueiro, Campina do Barreto, Vasco da Gama, Mustardinha, Ibura, Jordão e Cohab. Todas elas estão inseridas em áreas de vulnerabilidade social e têm cobertura da rede municipal de saúde.

Saiba mais - Ao todo, a Administração Municipal já investiu mais de R$ 14 milhões no programa Academia da Cidade – que conta com 29 polos em funcionamento, nos quais atuam cerca de 150 profissionais e acadêmicos de educação física e nutrição. O valor foi empregado na construção e requalificação de espaços públicos de lazer, recursos humanos e na aquisição de equipamentos.

A média mensal de atendimentos chega a 60 mil procedimentos. São oferecidas atividades de segunda a sexta, das 5h30 às 8h30 e das 17h às 20h. Duas premiações já foram concedidas ao programa como ação exitosa: Prêmio Cidades Saudáveis, em Bogotá, na Colômbia; e David Capistrano, concedido pelo Ministério da Saúde. O Governo Federal também reconheceu a importância da experiência municipal para a elaboração e a implementação da Academia da Saúde, intervenção federal que replica para todo o País a experiência recifense.

Além disso, a Academia da Cidade tornou-se modelo e a coordenação atua como consultora da implantação do Programa de Atividades Físicas para Comunidades Latinas em San Diego, na Califórnia (Estados Unidos). A intervenção ainda foi escolhido como uma das 50 experiências internacionais bem sucedidas de inclusão social  pela Universidade de Coimbra, em Portugal, que publicará um livro em quatro idiomas para a divulgação destas iniciativas.