Reciprev recebe Ministério e gestores de Regimes Públicos de Previdência Social
A autarquia integra Grupo de Trabalho que desenvolverá ferramentas de simulação de benefícios para o SIPREV/GESTÃO
De hoje (24) até a próxima quinta-feira (26) a Autarquia Municipal de Previdência e Assistência à Saúde dos Servidores Públicos da Prefeitura do Recife (Reciprev) recebe, em sua sede, representantes do Ministério da Previdência Social (MPS) e dos institutos de regime próprio de previdência. Participam do evento os de Pernambuco, Paraíba e Rondônia e dos municípios de Recife e João Pessoa, todos integrantes do Grupo de Trabalho coordenado pelo MPS.
O objetivo do encontro é o desenvolvimento dos módulos de concessão e simulação de benefícios do Sistema Previdenciário de Gestão de Regimes Públicos de Previdência Social (SIPREV/GESTÃO), gerenciado pela Secretaria de Política de Previdência Social (SPPS/MPS) e desenvolvido pela Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev).
O SIPREV/GESTÃO é um sistema de banco de dados gratuito, disponível no Portal de Software Público Brasileiro (http://www.softwarepublico.gov.br/). Ele será aprimorado pelo Grupo de Trabalho. “As novas ferramentas permitirão aos assegurados simularem o valor do seu benefício de aposentadoria, além de tornar o sistema mais eficiente no cruzamento de dados”, explicou André José Ferreira Nunes, presidente da Reciprev, que acompanha as reuniões. A diretora de Benefícios, Anna Paula Almeida e a gerente, Maria Angélica Nunes, participam como representantes da autarquia.
O Grupo de Trabalho foi formado recentemente pelo MPS, e teve seu primeiro encontro na cidade de João Pessoa, no início de abril. Recife está recebendo o segundo encontro. A ideia do MPS é somar as experiências de cada entidade integrante do grupo e levá-las à Dataprev. De acordo com o presidente da Reciprev, a previsão é que as novas ferramentas estejam em funcionamento até o final deste ano.
Grupo de Trabalho – Participam das reuniões os representantes: Anna Paula Almeida e Maria Angélica Nunes, da Reciprev; Claudenice Ferreira Gomes, Josinalda Barbosa do Rêgo e Roberta de Carvalho Gomes, da Fundação de Aposentadorias e Pensões dos Servidores do Estado de Pernambuco (Funape); Alex Maia Duarte Filho, da Paraíba Previdência (PBPrev); Yuri Cavalcanti, do Instituto de Previdência do Município de João Pessoa (IPMJP); Malbânia Ferreira e Cláudia Tavares, do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Estado de Rondônia (Iperon).
SIPREV/Gestão – Após carregado com as informações dos segurados de cada Regime Próprio de Previdência Social, o sistema possibilitará aos gestores dos referidos Regimes acompanhar a vida de cada servidor, emitir Certidão de Tempo de Contribuição, efetuar censo previdenciário e receber informações gerenciais decorrentes do cruzamento com o sistema de óbitos, com o Regime Geral de Previdência Social, bem como com os dados dos vários Regimes Próprios de Previdência Social dos diversos entes federativos (Municípios e Estados).