NOTÍCIAS

Cultura | 24.04.13 - 18h49

PCR realiza primeiro evento de adoção de cães e gatos neste sábado (27)

Neste sábado (27), a Prefeitura do Recife, através da Secretaria Executiva dos Direitos dos Animais (Seda), realiza o 1º Evento de Adoção de Cães e Gatos. A feira vai acontecer das 9h às 15h, na Praça Souto Filho, conhecida popularmente como Praça dos Cachorros, no bairro da Jaqueira, por já ser uma área em que cães e gatos passeiam livremente acompanhados de seus donos.

O encontro objetiva auxiliar as ONGs e protetores individuais dos animais a conquistar adoções responsáveis para cachorros e gatos resgatados das ruas. Para dar suporte aos responsáveis provisórios e aos novos donos, a Seda firmou uma parceria com o Centro de Vigilância Animal (CVA), vinculado à Secretaria de Saúde, que estará presente e também levará alguns animais abandonados no centro para serem adotados.

De acordo com Rodrigo Vidal, secretário da pasta e idealizador do evento, a situação dos animais abandonados nas ruas do Recife ainda é grave, pois são milhares de cães e gatos nesta situação. Apesar disso, a gestão do prefeito Geraldo Júlio assumiu um compromisso em minimizar a situação, trabalhando junto com a sociedade civil organizada, no intuito de conscientizar sobre a importância da castração, além da promoção da adoção desses animais.

Ao todo, 80 cães e 20 gatos estarão no local à espera de um dono. Para adotar algum deles é necessário ter a partir de 18 anos, assinar o termo de adoção responsável e apresentar documentos de identidade e comprovante de endereço. Durante o evento haverá demonstrações de adestramento de cães, atividades recreativa para crianças, além de stands educativos e profissionais para dar orientação aos novos criadores.