NOTÍCIAS

Cultura | 24.04.13 - 20h21

Prefeitura do Recife integra ações preventivas para o período das chuvas

[caption id="attachment_33584" align="alignnone" width="680"] Articulações estratégicas com o Governo do Estado e diferentes órgãos municipais foram definidas em reunião na noite de hoje. (Foto:Inaldo Lins/PCR)[/caption]

A Prefeitura do Recife irá integrar as ações preventivas para o período das chuvas com o Governo do Estado, através da Codecipe, e a partir de um trabalho feito em diversas frentes, articulado estrategicamente entre as Secretarias Municipais de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Educação e Saúde, Emlurb, Guarda Municipal, e coordenado pela Secretaria-Executiva de Defesa Civil. Esses apoios foram definidos em reunião realizada na noite de ontem (24), no Gabinete da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Urbanos. Participaram da reunião representantes da Defesa Civil do Recife, Codecipe, Emlurb, Apac e Iasc.  

“Estamos intensificando a integração das ações preventivas para minimizar qualquer tipo de incidente. Para esse trabalho de prontidão, estamos recrutando profissionais de diversos órgãos e especialidades para monitorar as áreas de risco 24h por dia. Esse conjunto de medidas visa evitar perdas humanas e proteger a população, inclusive com o abrigo para as famílias que precisarem ser removidas de locais de risco”, explicou o secretário de Infraestrutura e Serviços Urbanos, Nilton Mota.

O sinal de alerta emitido por órgãos de previsão do tempo, como o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), serviu como base para intensificar o monitoramento permanente dessas ações preventivas. “A partir disso, os nossos escritórios regionais passaram a acompanhar essas áreas mais constantemente para que possamos dar respostas rápidas à população em casos de emergência”, completou o secretário-executivo de Defesa Civil, Adalberto Freitas.