NOTÍCIAS

Cultura | 24.04.15 - 10h12

Estudantes da rede municipal do Recife conhecem história de Manuel Bandeira

Evento realizado pelo Espaço Pasárgada incluiu recitais de poemas, lançamento de livro e exibição de curtas. (Foto: Inaldo Lins/PCR)

A Secretaria de Educação do Recife participou, na tarde desta quinta (23), da comemoração da Semana Manoel Bandeira, evento promovido pelo Espaço Pasárgada para levar a mais de 50 estudantes da rede municipal um pouco da história do poeta, que faria 129 anos no dia 19 de abril. O evento continua à noite, com a exibição de três curtas metragens vencedores do Fest Cine de 2015, e se encerra na sexta (24), com recitais de poemas do autor e lançamento do Livro "Coesia" de Raimundo Moraes.

"O espaço está todo ambientado com trabalhos dos estudantes que foram coordenados pelos professores do programa. Essa união nos faz querer criar novos eventos", relatou a gestora do Espaço Pasárgada, Marília Mendes. As apresentações foram elaboradas pelo Programa Manoel Bandeira de Formação de Leitores (PMBFL). Durante a manhã, professores e alunos declamaram poemas e confeccionaram cotovias (pássaros) usando rolo de papel higiênico. Houve, também, exibição de curtas animados baseados no trabalho do poeta. 

"As crianças hoje em dia têm vivido em um mundo de violência, perdendo sua  imaginação inocente. Levando para eles esse mundo diferente, seja através de artes como o origami ou contação de histórias, contribuímos para um futuro melhor", relata a professora Vasti Goes, que apresentou oficina de origami.

 Na noite da quinta, haverá exibição dos curtas "A felicidade não é deste mundo" de Séphora Silva; "De Profundis", de Isabela Cribari,  e "Encantada" de Lia Leticia. Na sexta, o Grupo São Saruê irá cantar poemas de Manoel Bandeira e haverá, também um recital de poesia.