NOTÍCIAS

Esportes | 24.04.15 - 18h01

Torneio ressalta importância da prática esportiva para as pessoas com deficiência

Campeonato de basquete aconteceu na manhã desta sexta (24), na quadra da Escola de Referência Sizenando Silveira, em Santo Amaro. (Foto: Daniel Tavares/PCR)

"Minha vida mudou desde que comecei a praticar esportes. Fiz novos amigos e conheci uma esposa maravilhosa. Tudo o que tenho hoje é devido ao esporte". O entusiasmo do paratleta Harrison Rodrigues de Carvalho foi expresso durante o Torneio de Basquete em Cadeira de Rodas, realizado pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Esportes, na manhã desta sexta-feira (24). O evento aconteceu na quadra da Escola de Referência Sizenando Silveira (antigo IEP), em Santo Amaro.

Para Harrison, iniciativas como essa são um estímulo a mais para as pessoas com deficiência. "Se eu não tivesse começado a praticar esportes, há 16 anos, agora estaria em casa, deprimido, reclamando da vida. O esporte abre portas. Já joguei em sete times. Foi a melhor coisa que já me aconteceu", define o paradesportista, que hoje atua pelo time da Associação dos Deficientes Motores de Pernambuco (ADM-PE).

De acordo com o técnico e presidente da Associação dos Deficientes Físicos de PE (Adefepe), Manoel Ricardo, a pessoa com deficiência que pratica esportes melhora sua convivência social e ganha uma nova relação até com a família. "Muitas vezes o próprio deficiente cria limites para si mesmo. Com o esporte, aprendemos que somos normais e tão capazes quanto as outras pessoas", diz.

A paratleta Suely Guimarães, que comanda o setor de Paradesporto da Secretaria de Esportes, reforça a importância da prática esportiva. "É um momento muito bonito. Fico emocionada ao ver que as pessoas com deficiência estão cada vez mais ligadas ao esporte", destaca Suely, que conquistou as medalhas de ouro no arremesso de disco nas Paralímpiadas de Barcelona-1992 e Atenas-2004, além do bronze em Atlanta-1996. O Torneio foi acompanhado também pelo secretário-executivo de Esportes do Recife, Warlindo Carneiro.