Recife recebe desafio internacional de judô
O Recife receberá, na próxima terça-feira (26), um dos principais eventos internacionais do judô brasileiro. Fruto de parceria entre a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Esportes, e a Confederação Brasileira de Judô (CBJ), o 30º Superdesafio BRA acontecerá a partir das 18h, no ginásio do Serviço Social do Comércio (Sesc), em Santo Amaro, trazendo o confronto entre as equipes do Brasil e do Canadá. A entrada é gratuita e a disputa será transmitida ao vivo, pela TV, para todo o país.
O Superdesafio BRA de Judô é uma competição amistosa por equipes mistas, que tem papel fundamental na popularização da modalidade no país. Depois de vencer Mongólia (5 a 0) e Coreia do Sul (3 a 2), neste ano, a seleção contará, agora, com uma jovem equipe formada por destaques das categorias de base. Sete atletas brasileiros estão na lista dos convocados e cinco deles (um por peso) serão escolhidos para entrar no tatame.
No feminino, foram chamadas Layana Colman (52kg), campeã dos Jogos Olímpicos da Juventude de Nanquim 2014, Jéssica Lima (52kg) e Giovana Pernoncini (57kg). Entre os homens, o pernambucano Gabriel Pinheiro (66kg), único judoca sênior da equipe, além de Daniel Cargnin (66kg) e Lincoln Neves (73kg), ambos medalhistas de bronze no Mundial Júnior de Abu Dhabi 2015, e Giovani Ferreira (81kg).
A Secretaria de Esportes do Recife vai levar ao evento 400 alunos que têm aulas de artes marciais no Programa Segundo Tempo (PST) e no Programa de Esporte e Lazer da Cidade (PELC). “Nos últimos anos, recebemos outros eventos internacionais importantes, como o Pan-americano de Luta Olímpica, na categoria Cadete, e o Campeonato Mundial de Handebol de Areia, além da própria Copa do Mundo e do jogo Brasil x Uruguai pelas eliminatórias. Isso mostra que o Recife está inserido na rota das grandes competições”, destaca o secretário municipal de Esportes, Luís Henrique Lira.
"A maior parte da equipe já chegará com um bom ritmo de competição, já que disputaram nas últimas semanas duas etapas fortes do Circuito Europeu Júnior, na Itália e na Rússia", afirma Marcelo Theotônio, gestor das categorias de base da CBJ. "É um time jovem, com muito talento, que irá representar o Brasil muito bem. Espero que eles encarem essa disputa como mais uma oportunidade para evoluir e ganhar experiência", completa.
Serviço:
Evento: 30ª Superdesafio BRA de Judô
Horário: Terça-feira (26), a partir das 18h
Local: Ginásio do Serviço Social do Comércio (Sesc) - Rua Pedro Afonso, bairro de Santo Amaro, Recife. Entrada gratuita.