Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 24.04.19 - 10h55

MAMAM recebe exposição “Tempo Implacável”, nesta quinta-feira (25)

img_alt

Terceira artista mulher a entrar em cartaz no museu este ano, a mineira Juliana Gontijo expõe imagens e textos que tiveram como nascente o poema O Rio, de João Cabral de Melo Neto. A exposição “O tempo é implacável” fica em cartaz até o próximo dia 16 de junho, com visitação gratuita (Foto: Carlos Augusto/PCR)

 

Celebrando a intensa produção feminina de arte no Recife, o Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães (MAMAM) recebe, a partir desta quinta-feira (25), a terceira exposição consecutiva assinada por uma mulher. Celebrando a relação entre territórios e os sujeitos que se percebem em trânsito, a artista mineira Juliana Gontijo faz sua estreia no Recife, capital de paisagens líquidas, que atravessam cotidianos na mesma medida em que são atravessadas.

Às margens do rio, a exposição “O tempo é implacável” fica em cartaz no MAMAM, até o próximo dia 16 de junho, com visitação gratuita. A abertura será nesta quinta, às 19h. A partir de sexta, o público pode conferir o trabalho de Juliana de terça a sexta, das 12h às 18h, e nos sábados e domingos, das 13h às 17h.

Com curadoria de Wagner Nardy, a exposição, que traz Juliana à cidade pela primeira vez, tem nos rios pernambucanos a sua nascente. Isso porque a exposição brotou da troca de cartas entre a artista e Paulo Bruscky, em que ela relata suas impressões e reflexões sobre o sujeito que se percebe em trânsito pelo território, motivadas pelo poema O Rio, de João Cabral de Melo Neto.

Entre imagens e textos, a obras expostas no MAMAM podem ser lidas como a construção de uma narrativa não linear, a partir de fragmentos do sensível. Os trabalhos se dividem em dois momentos: o primeiro, em que a artista guarda, como uma colecionadora, diversas impressões a respeito de lugares atravessados, e o segundo, quando a artista parece fazer uma colagem de cores, formas, palavras e sons para criar uma nova paisagem, que aproxima o espectador de um universo de reconhecimentos e estranhamentos que o fazem refletir também sobre suas próprias experiências nas paisagens.

“É urgente a importância de darmos voz às mulheres e tornarmos visíveis as discussões sobre as questões de gênero e questões raciais no país. O MAMAM, enquanto instituição pública, precisa possibilitar a democratização e fomentar esses debates tão necessários”, pontua Cristiane Mabel, diretora do museu, mantido pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife.

 

Serviço

Exposição “Tempo Implacável”, de Juliana Gontijo

Abertura: 25 de abril, 19h

Visitação: 26 de abril a 16 de junho

Horário: Terça a sexta, das 12h às 18h, e sábados e domingos, das 13h às 17h

Local: Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães (MAMAM), na Rua da Aurora, nº 256

Informações: 81 3355-6871

A visitação é gratuita e aberta ao público