Secretaria de Educação

NOTÍCIAS

Educação | 24.04.19 - 10h47

Mostra “Abril Para As Artes” da Escola João Pernambuco inicia com apresentação de violão e teclado

img_alt

Músico Lucas Oliveira trouxe composições João Pernambuco, um dos mais importantes violinistas brasileiro (Foto: Lú Streithorst/PCR)

 

Mais de 40 apresentações artísticas de teatro, literatura, música, dança e circo fazem parte da Mostra Abril para as Artes que teve início ontem(22/04) e segue até quinta-feira (26) na Escola Municipal João Pernambuco, localizada na Várzea. Entre as atrações do evento estão: Maracatu Real da Várzea, Coco Raízes do Capibaribe, Kizomba e Blues do Nordeste. O show de abertura coube ao músico e compositor Lucas Oliveira que tocou diversas obras do compositor que dá nome a escola João Pernambuco.

O secretário de Educação do Recife, Bernanrdo d’Almeida, prestigiou a Mostra e fez questão de parabenizar a escola pelo resultado do trabalho e pela integração entre professores, dirigentes e alunos para organização do evento. “Vocês estão dando show de organização e integração”, disse. O estudante Alan Trajano, de 21 anos, que é um dos 16 alunos envolvidos na organização, disse que esse trabalho tem sido muito gratificante. “É importante termos uma escola de arte que nos proporciona tanto conhecimento”. 

O evento também oferecerá 12 oficinas gratuitas para o público, entre elas: percussão com o Maracatu Real da Várzea, Origami, desenho, poesia, ciranda e caboclinho.

A mostra deste ano homenageará o Movimento Cultural da Várzea, que reúne diversas expressões artísticas como bandas, grupos culturais. De acordo com o diretor da João Pernambuco, Antônio Cabral, a homenagem é o reconhecimento da importância do Movimento, que valoriza as identidades locais, desde os artistas até o casario, as praças, igrejas e a comunidade.

A Escola de Artes João Pernambuco é a única no Estado que atua com as quatro linguagens artísticas: música, dança, teatro e artes visuais. Também é a única que tem um curso profissional de teatro que confere registro profissional pelo Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversão no Estado de Pernambuco (SATED-PE) após aprovação em seleção pública realizada pela entidade.

Os interessados em participar das oficinas poderão inscrever-se no local, 30min antes do início das aulas.

 

Serviço:

Mostra “Abril para as Artes 2019”

Período: até 25 de abril

Local: Escola Municipal de Artes João Pernambuco - R. Barão de Muribeca, 116 - Várzea, Recife – PE