Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 24.04.19 - 19h55

PCR e UPE fortalecem integração de ensino com os serviços de saúde

img_alt

O trabalho, que vai durar dois anos, foi um dos 120 aprovados pelo Ministério da Saúde (Foto: Cortesia)

 

Profissionais da rede de saúde do Recife, estudantes e professores da Universidade de Pernambuco (UPE) começam a atuar, neste mês, em um projeto que visa fortalecer a integração entre serviço, comunidade e ensino dentro do Sistema Único de Saúde (SUS). O trabalho foi um dos 120 aprovados no Brasil todo pelo Ministério da Saúde, para fazer parte do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET Saúde), cuja temática é a Interprofissionalidade. A Secretaria de Saúde do Recife e a UPE lançaram o projeto nesta quarta-feira (24), na Faculdade de Ciências Médicas, no Campus da UPE.

Presente na solenidade de lançamento, o secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, destacou o caráter integrado do trabalho selecionado. “Este é mais um reforço das ações de educação no município. A iniciativa, que aproxima a Prefeitura da UPE, visa a formação de pessoas e, consequentemente, o aprimoramento dos nossos serviços. Entendemos o cuidado em saúde diretamente ligado ao cuidado interprofissional,” afirmou o gestor.

Intitulado “A formação interprofissional na saúde na UPE e o trabalho em equipe colaborativo no SUS Recife – uma perspectiva da atenção integral em rede”, o projeto vai inserir, pelos próximos dois anos, estudantes e profissionais residentes dos seis cursos de saúde da UPE (Medicina, Enfermagem, Odontologia, Ciências Biológicas, Educação Física e Saúde Coletiva) no território dos Distritos Sanitários 2, 3 e 7, para desenvolver atividades teóricas e práticas.

“Nosso grupo será dividido em turmas, e cada uma delas vai trabalhar uma temática diferente, como Saúde da Mulher, por exemplo. Dentro de cada tema, vamos levantar os problemas e propor intervenções, com foco sempre no usuário do serviço”, explicou Paulo Roberto Alves, que é dentista na Unidade de Saúde da Família da Macaxeira e um dos preceptores do projeto.

O projeto conta, ao todo, com 71 participantes de diversas categorias profissionais dos seis cursos, profissionais que atuam na rede municipal de saúde, estudantes bolsistas e voluntários.