Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 24.04.19 - 19h53

Varredoras de rua do Recife participam de ação sobre saúde e segurança no trabalho

img_alt

Atividade com as “Margaridas” da Emlurb, como são conhecidas, é parte da programação da PCR na campanha Abril Verde, que se encerra nesta sexta (26) (Foto: Cortesia)

 

Quinze mulheres que trabalham como garis na Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) foram contempladas com um momento de relaxamento e orientações sobre prevenção de acidentes de trabalho, em uma ação realizada pela Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife, nesta terça-feira (24), em um salão de beleza no bairro das Graças. A atividade com as “Margaridas” da Emlurb, como são conhecidas, faz parte do cronograma de atividades da campanha Abril Verde, montada pelo Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador (Cerest Recife), da Prefeitura do Recife, que segue até a próxima sexta-feira (26) para marcar o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, lembrado no próximo domingo (28).

No Salão Donna Beleza e Bello Homem, nas Graças. as trabalhadoras receberam corte de cabelo e escova, maquiagem, massagem nos pés e realizaram também uma sessão de fotos, com o intuito de dar visibilidade a elas. A atividade ainda contou com rodas de conversa que abordaram os temas de Lesões por Esforço Repetitivo e os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (Ler/Dort), além dos cuidados para evitar acidentes com materiais biológicos, como agulhas.

De acordo com a coordenadora de Vigilância em Saúde do Trabalhador (Visat) do Recife, Cybelle dos Santos, a ação teve o objetivo de diminuir a incidência desses agravos e ainda proporcionar um momento de bem-estar para as Margaridas. “Essa categoria está mais exposta aos riscos de desenvolver Ler/Dort, em função do tipo de atividade que desenvolvem. As orientações que passamos para elas são fundamentais para que estejam mais atentas aos cuidados no dia a dia do trabalho. Aliado a esse momento de conscientização sobre saúde do trabalhador, aproveitamos a oportunidade para oferecer a elas esse espaço para valorização da autoestima”, explicou a gestora.

Varredora na Emlurb há cinco anos, Luciana Marques de Oliveira participou pela primeira vez desse tipo de ação. “O trabalho é pesado e ter essa oportunidade de ficar linda e maravilhosa desse jeito é muito bom.  Ainda recebi dicas de como ter mais cuidado e evitar acidentes no trabalho”, contou a gari.

PROGRAMAÇÃO - Nesta quinta-feira (25), a programação do Abril Verde promovida pela Secretaria de Saúde do Recife inclui uma ação educativa para os trabalhadores do Terminal Integrado de Passageiros de Igarassu sobre prevenção de acidentes e segurança no trabalho, das 8h às 11h. Já na sexta-feira (26), o mês de atividades será encerrado com uma roda de conversa sobre a Política Nacional em Saúde do Trabalhador com os servidores da rede municipal de saúde do Recife, na sede do Distrito Sanitário 6, no bairro do Ipsep.

ATUAÇÃO – O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador do Recife (Cerest Recife) promove ações para melhorar as condições de trabalho e a qualidade de vida dos servidores por meio da prevenção e vigilância. O centro, que tem atuação metropolitana, capacita profissionais para identificar e atuar nas situações de riscos à saúde relacionadas ao trabalho.