Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 24.04.23 - 11h36

Prefeitura do Recife realiza mutirão de espirometria com mais de 1,3 mil vagas

img_alt

Exames são utilizados para avaliar a capacidade respiratória e auxiliar no diagnóstico de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). Testes serão feitos em parceria com a empresa Boehringer Ingelheim. (Foto: Divulgação/Sesau)

 

A Prefeitura do Recife vai realizar mais mutirão de saúde para os moradores da cidade. Desta vez, em parceria com a empresa Boehringer Ingelheim, serão ofertadas mais de 1,3 mil vagas para realização de exames de espirometria - que serão divididas em três etapas ao longo deste ano. A primeira delas terá início na próxima segunda-feira (24) e segue até a sexta-feira (28), e acontecerá na Policlínica Lessa de Andrade, na Madalena. A ação faz parte do Recife Cuida, um pacote de investimentos para transformar a Rede Municipal de Saúde do Recife, e tem como objetivo reduzir a fila de espera para esse tipo de procedimento no município. Esse teste é utilizado para avaliar a capacidade respiratória e auxiliar no diagnóstico de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).

“Em função da pandemia da covid-19 tivemos um grande represamento de demanda para diversos procedimentos. Nesse momento, através do Recife Cuida, estamos em busca de minimizar esses impactos e reduzir as filas de espera para exames, consultas e até cirurgias. Esse é o terceiro mutirão que lançamos em 2023 e, dessa vez, temos uma parceria entre o município e a Boehringer Ingelheim, que também vai proporcionar uma qualificação a profissionais da nossa rede para que eles possam identificar os pacientes que possuem DPOC”, destaca a secretária executiva de Regulação, Média e Alta Complexidade, Anna Renata Lemos.

É importante frisar, que neste momento, serão contemplados cerca de 450 pacientes que já possuem solicitação cadastrada no Sistema de Regulação (Sisreg) do município. Os exames serão realizados na Policlínica Lessa de Andrade, na Madalena, e os usuários receberão ligação e mensagem de WhatsApp da Prefeitura, informando a data e horário agendados para realização do procedimento, No dia marcado, devem estar munidos de documento de identificação com foto, cartão do SUS e encaminhamento. Após a realização do exame, o munícipe já sairá com a sua consulta agendada para o médico pneumologista para que possa apresentar o resultado do exame e receber as orientações e os próximos direcionamentos.

A espirometria é considerada o exame padrão ouro para realizar o diagnóstico de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), como enfisema e bronquite crônica. Conhecido também como Prova de Função Pulmonar, o teste é um procedimento não invasivo que mede o desempenho respiratório por meio da aferição do fluxo de ar que entra e sai do pulmão.

RECIFE CUIDA - A Prefeitura do Recife está investindo R$ 400 milhões para promover uma grande reestruturação na Rede Municipal de Saúde que vai impactar diretamente no atendimento prestado aos recifenses. O valor é destinado à contratação de mais profissionais, implantação do novo modelo de gestão, melhoria na infraestrutura das unidades e implantação da saúde digital. As mudanças já começaram em 2022 e devem ser finalizadas até 2024.

ASSUNTOS: