Secretaria-executiva de Direitos Humanos

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 24.04.23 - 19h00

Prefeitura do Recife realiza nova formação de cuidadores de idosos

img_alt

Com esta turma, foram certificadas 267 pessoas (Foto: Divulgação)

Mais uma turma, formada por 24 pessoas, recebe certificado da Prefeitura do Recife do Curso de Formação Básica de Cuidadores de Pessoas Idosas. A formação, gratuita, foi realizada no Compaz Eduardo Campos, no Alto Santa Teresinha e a certificação foi entregue na última quinta-feira(20.04).

 

Esta é a 11ª turma a participar da formação básica, que tem como objetivo oferecer condições para o desenvolvimento de competências que auxiliem na prática de atividades relacionadas com o cuidado da pessoa idosa de forma qualificada, responsável e segura. Com esta turma, foram certificadas 267 pessoas na Formação Básica em Cuidadores e Cuidadoras de Pessoas Idosas.

 

Cacilda Medeiros, gerente da Pessoa Idosa do Recife, explica que o público participante é composto por pessoas de ambos os sexos maiores de 18 anos e com ensino fundamental completo. " O curso cria possibilidades para o desenvolvimento de competências que auxiliem na prática de atividades relacionadas ao cuidado da pessoa idosa com qualidade, responsabilidade e segurança e quem participa da formação básica recebe uma capacitação para atuar como cuidador ou cuidadora de pessoas idosas, como também familiares de pessoas idosas", destacou Cacilda, que lembra ainda que, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o cuidador de idoso é uma das atividades que mais cresce no mercado de trabalho.

 

O curso teve carga horária de 24 horas e o conteúdo programático envolve noções referentes ao envelhecimento humano, saúde do idoso, alimentação e nutrição; noções de primeiros socorros; principais doenças decorrentes do envelhecimento; Políticas Públicas e Legislações voltadas para a promoção e os direitos da Pessoa Idosa. A Formação Básica de Cuidadores de Pessoas Idosa  é uma realização da Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas, por meio da Gerência da Pessoa Idosa e do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa do Recife (COMDIR).

 

 

Washington Soares está entre os participantes da 11ª turma  e destacou que sai dessa formação com outra bagagem. "Eu estava à procura desse curso e estou grato por ter encontrado uma capacitação gratuita e com qualidade", disse. 

 

Mércia Souza também participou  do curso  e estava precisando de qualificação gratuita e com qualidade " Eu estava em busca de oportunidade de trabalho, mas precisava de uma formação, que encontrei sem precisar desembolsar nenhum dinheiro para isso e vou poder agora seguir outro caminho", explicou.