NOTÍCIAS

Cultura | 24.05.12 - 11h14

Escola municipal representa Pernambuco em Seminário de Educação Integral

A unidade Cecília Meireles foi inovadora em Educação Integral e Qualidade de Vida: Alimentação e Horta Escolar, PNAE e PSE
 
Por Marcos da Silva

Pioneira em experiências educacionais inovadoras, a Escola Municipal Cecília Meireles, na Macaxeira, foi indicada para representar o Recife no IV Seminário Nacional de Educação Integral: Contribuições do Programa Mais Educação, que acontece de 29 a 31 de maio de 2012, no Hotel Nacional, em Brasília. A unidade municipal de ensino foi indicada para participar do evento pela experiência inovadora em Educação Integral e Qualidade de Vida: Alimentação e Horta Escolar, Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e Programa Saúde na Escola (PSE).
 
A Escola Cecília Meireles adotou, desde o ano passado, a jornada ampliada, onde as crianças, do 1º ao 3º anos (Ensino Fundamental I), executam no turno extra atividades socioeducativas complementares nas áreas de saúde e higiene; do esporte, como judô; artísticas, tais quais dança e canto coral; oficinas de letramento e qualidade de vida, a exemplo das hortas escolares, além de um nutritivo almoço servido antes ou depois dos estudantes cumprirem a grade curricular tradicional e prosseguirem na instituição no horário da tarde.
 
Convidada para expor aos participantes do IV Seminário Nacional de Educação Integral as experiências bem sucedidas da Escola Cecília Meireles, a gestora da unidade, Cláudia Almeida, ressalta: “O Mais Educação potencializa todos os projetos de educação ambiental, que já existem em nossa escola e em outras 39 unidades da Rede Municipal. É uma ampliação da visão de currículo, que é o conhecimento vivo para a educação das crianças, que mexe com tudo. Os meninos aprendem o valor ético de cuidar do Planeta. Eles passam mais tempo na escola e menos tempo nas ruas, têm mais qualidade de vida. Nossas crianças são felizes”.
 
Complemento da alimentação servida no ambiente escolar, a horta da Escola Cecília Meireles, foi a primeira no gênero na Rede Municipal de Ensino do Recife, criada em fevereiro de 2011. Antes de iniciar o manuseio da terra, os estudantes fazem um pequeno ritual de agradecimento à Mãe Natureza, ornamentados com um cocar de índio ou chapéu de couro, em homenagem a Luiz Gonzaga, e cantam em tupi guarani.
 
Sustentabilidade na Rede Municipal - O projeto Escolas Sustentáveis existe em 40 unidades da Rede Municipal de Ensino, que trabalham com oficinas de reciclagem; produção de sabão com óleo de comida usado; separação adequada do lixo e hortas escolares. A proposta do programa é criar agentes ambientais-mirins para multiplicar o conhecimento sobre o cuidado com a natureza. Dez instituições do Recife possuem hortas escolares. São parceiros da Secretaria de Educação do Recife, no projeto Hortas Escolares, a Inmed Brasil, a Fundação Kraft Foods e a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).
 
Educação em tempo integral na Rede Municipal - Atualmente, 176 escolas municipais estão integradas ao Programa Mais Educação, do Governo Federal, parceiro da Prefeitura do Recife. O mesmo faz parte do Programa Bairro Escola, que se divide em Animação Cultural, Escola Aberta e claro, Mais Educação. Este último amplia o tempo de atividades do estudante no turno complementar com esporte e lazer; cultura e arte; e ações pedagógicas, que melhoram o intelecto de crianças e adolescentes nas escolas do Recife.

O Programa Mais Educação é muito importante. O Recife é uma verdadeira cidade educadora, que trabalha com hortas escolares para que as crianças entendam o cuidar da natureza. Isto consolida a política que estamos delineando para a educação”, ressalta a coordenadora do Programa Mais Educação, no Recife, Sílvia Julião.
 
Clique aqui e conheça a canção de agradecimento a Mãe Natureza

ASSUNTOS: