NOTÍCIAS

| 24.05.12 - 12h07

Mulheres da comunidade do Jordão Baixo receberão serviço de mamografia itinerante nesta sexta-feira

Por Tádzio Estevam

As mulheres atendidas pela Unidade de Saúde da Família de Água Viva, no Jordão baixo (Zona Sul do Recife), serão beneficiadas com os serviços de mamografia itinerante durante toda esta sexta-feira (25), dentro do programa Amigas do Peito. Estão sendo aguardadas 80 mulheres que realizarão o exame nos períodos da manhã e da tarde. A iniciativa objetiva acelerar a realização do importante exame que previne o câncer de mama, responsável por elevar os índices de morte na população feminina, não só na Capital como em todo o País. Além disso, serão realizadas palestras, exames ginecológicos e prescrição de medicamentos. A ação acontecerá entre às 8h e 17h na Rua Pamabi, Jordão Baixo.

Para a realização dos exames estarão no local dois caminhões móveis, chamados de mamógrafos itinerantes, que já realizaram centenas de exames do tipo em mulheres de outros bairros do Recife. Neles, as pacientes são beneficiadas com toda a infraestrutura necessária para a realização do procedimento. No último dia 16, o serviço atendeu cerca de 90 mulheres da comunidade da Vila do Sesi, no Ibura.

Após o atendimento, o resultado do exame sairá em até uma semana. A partir do diagnóstico, as mulheres que apresentarem alguma anormalidade serão encaminhadas para as três unidades de referência na rede municipal (Policlínicas Professor Bandeira Filho e Arnaldo Marques; Ambulatório Especializado em Saúde da Mulher), além do hospital Maria Lucinda, para os exames mais específicos. Os casos que precisarem realizar punção para biópsia serão levados para o hospital Maria Lucinda – também conveniado à rede -, localizado no bairro do Parnamirim. Com o resultado em mãos e positivos para a doença, as usuárias serão encaminhadas para a rede estadual de referência contemplada pelos hospitais Oswaldo Cruz, Imip, Barão de Lucena, das Clínicas e do Câncer.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), estão sendo esperados 2.190 novos casos da doença em Pernambuco. Desse total, 25% (680) somente no Recife. Fatores como a morosidade no atendimento e no tratamento precoce podem contribuir para que as estatísticas aumentem a cada ano. Por isso, a iniciativa da Secretaria de Saúde em oferecer este novo serviço é exatamente acelerar o diagnóstico precoce do câncer de mama na população e, com isso, melhorar a possibilidade de cura nas mulheres do Município.