Prefeitura dá dicas de como consumir melhor o café
No Dia Nacional do Café, Secretaria de Saúde orienta população para o consumo adequado da bebida
Por Maria Duarte
Para os adeptos, toda hora é hora para aquele cafezinho. Mas nesta quinta-feira (24), essa bebida vai ter um gosto especial. A data marca o Dia Nacional do Café - oficializada desde 2005 pela Associação Brasileira das Indústrias de Café (ABIC) -, e a Secretaria de Saúde do Recife dá dicas de como consumir da melhor maneira a bebida mais popular do País.
O Recife é prova de que o café não é uma bebida para ser apreciada apenas em climas frios. O consumo na Cidade é crescente, principalmente no ramo dos cafés gourmet (cafés elaborados por Baristas, especialistas em cafés de alta qualidade e outras bebidas baseadas no grão). O crescente mercado pode ser percebido pelo visível aumento de cafeterias. Essas lojas oferecem do tradicional café expresso até as receitas mais exóticas e inesperadas como cappucinno, frappucinno, mocha, cafés gelados ou alcoólicos, além de grande variedade de grãos importados.
De acordo com a coordenadora de Alimentos e Nutrição da Secretaria Municipal de Saúde, Morgana Maranhão, não existe contraindicação para crianças e adolescentes. Cerca de duas doses de café com leite por dia é a quantidade ideal, pois esse público ainda está em fase de crescimento. A bebida pode ser ingerida, ainda, por pessoas em regime alimentar, bastando apenas evitar a adição de açúcar ou laticínios.
Morgana alerta para a moderação no consumo da bebida. “A quantidade indicada é, no máximo, quatro xícaras por dia, uma vez que algumas pessoas têm mais sensibilidade à cafeína e devem diminuir a quantidade consumida”, disse. Gestantes e crianças, por exemplo, devem evitar os excessos.
Pessoas que sofrem de hipertensão, gastrite, úlcera, enxaqueca, refluxo, entre outras enfermidades, devem ter cuidado redobrado com a cafeína. A substância estimula o sistema nervoso central e quando ingerida em excesso pode aumentar a pressão arterial e também a pressão intrauterina, no caso das gestantes. Não é necessário abrir mão do cafezinho, mas quando o assunto é saúde, bom senso é sempre bom. Vale a pena, inclusive, conversar com um nutricionista.
Saiba Mais:
O Brasil é país com maior produção e exportação de café do mundo e o segundo maior consumidor da bebida (perdendo apenas para os Estados Unidos).
A borra do café (resíduo de grãos moídos que se acumula no coador do café após o seu preparo) tem diversas utilidades: coloração para tintas, neutralizar odores na geladeira, fortificar o solo de plantas, temperar carnes e outros pratos quentes.
O Dia Internacional do Café é comemorado no dia 14 de abril
A cafeína também é encontrada em chás (o mate, por exemplo), chocolates e refrigerantes
Receitas:
ROCAMBOLE DE CARNE MOÍDA AO MOLHO DE CAFÉ
Ingredientes:
1 kg de carne moída
Cominho para temperar
Sal, cebola, pimenta do reino, cebolinha
Cheiro verde
1 colher (sopa) café
Fatias de toucinho defumado
Queijo tipo mussarela e presunto
Purê de batatas
1 ovo
4 colheres de farinha de trigo
Modo de preparo:
Tempere a carne moída com todos os temperos e em seguida abrir numa folha de papel alumínio e apertando-a com as mãos úmidas para que fique bem lisa e homogênea. Espalhe o purê de batatas (este tem que ser bem pouquinho, mas em toda a extensão), em seguida as fatias de toucinho defumado, a mussarela e o presunto. Enrole cuidadosamente, deixando-o bem apertado. Enfeite com o toucinho por cima antes de fazer um molho com 1 colher de café com 1 cubo de tempero pronto sabor carne e cheiro verde a vontade e passe em todo o rocambole. BRIGADEIRO DE CAFÉ
Ingredientes
1 lata de leite condensado
1 colher (sopa) de margarina
1/3 de xícara (chá) de café forte
2 colheres (sopa) de chocolate em pó
Margarina para untar
Chocolate granulado para passar
Modo de preparo
Leve todos os ingredientes ao fogo baixo, sem parar de mexer até desprender do fundo da panela. Transfira para um prato e deixe esfriar. Faça bolinhas com as mãos ligeiramente untadas com margarina, passe pelo chocolate granulado e acomode em forminhas.
Fonte: www.coffeebreak.com.br