NOTÍCIAS

| 24.05.12 - 18h24

Terceiro dia da Semana Farmacêutica será repleto de palestras

Temas como inovações na área, acesso a medicamentos especiais e descarte de remédios serão abordados

A Semana Farmacêutica do Distrito Sanitário II, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, está discutindo a função do farmacêutico no Município. O evento entrará no terceiro dia de atividades nesta sexta-feira (25) e será encerrado na próxima segunda (28) no auditório do Sest/Senat em Beberibe.

A programação será de muitas palestras relacionadas às inovações farmacêuticas, acesso aos medicamentos especializados, comunicação na área e o descarte de remédios. As atividades do dia terão início logo pela manhã quando um colóquio será realizado abordando as questões dos rumos das inovações farmacêuticas e seus impactos no processo de medicalização.  O palestrante será o professor do Núcleo de Saúde Pública e Desenvolvimento Social da Universidade Federal de Pernambuco (Nusp/UFPE), José Augusto Barros. Às 10h uma nova palestra irá discutir o acesso aos medicamentos do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica em Pernambuco com o superintendente de Assistência Farmacêutica do Estado, José de Arimatea.

No período da tarde, às 13h30, o professor da USP, Divaldo Lyra Júnior, irá abordar a comunicação como ferramenta essencial para o cuidado ao paciente. O dia será encerrado com o debate sobre a campanha para o descarte de medicamentos nas unidades de saúde do DS II. Os palestrantes serão os farmacêuticos Evandro Medeiros e Doralice Tavares.

A Semana Farmacêutica promovida pela Prefeitura é voltada tanto para farmacêuticos e acadêmicos da profissão bem como médicos, enfermeiros, odontólogos, técnicos em saúde e usuários do DS II. O evento este ano chega a sua segunda edição. A primeira foi feita em 2010. O impacto da fitoterapia no SUS, a automedicação, o uso racional de medicamentos e os rumos das inovações farmacêuticas também são temas discutidos.