Desenvolvimento urbano em pauta na 5ª Conferência da Cidade
[caption id="attachment_34518" align="alignnone" width="679"] O Projeto Recife 500 anos compreenderá uma série de intervenções que já começam a ser desenhadas preparando a cidade nos próximos 24 anos. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)[/caption]
O prefeito Geraldo Julio participou, na noite desta sexta-feira (24), da abertura da 5ª Conferência Municipal da Cidade. O propósito do encontro é fomentar a discussão sobre assuntos relacionados à Política e Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano. Além disso, o encontro é considerado um ambiente que oportunizará, aos participantes, debater critérios e parâmetros acerca do Projeto “Recife 500 anos”. O evento segue até o domingo (26), no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, na Madalena.
Estarão juntos nos próximos dias representantes do poder público, de movimentos populares e sociais; de entidades e instituições profissionais, dos sindicatos e de organizações não governamentais com foco em assuntos que dizem respeito ao dia a dia do cidadão recifense.
Sobre a importância do planejamento para reordenar a cidade, o prefeito alertou para o trabalho realizado em conjunto. “A gente tem o compromisso no nosso programa de governo que é fazer um planejamento para o Recife. Ou esse planejamento vai ser construído pela cidade para a cidade, pelo povo para o povo, ou ele vai dar errado. Então, eu só confio que teremos um processo de planejamento que vai apontar para o futuro melhor, para esse grande desafio que é viver nas cidades, se a gente estiver junto discutindo o futuro; juntos, planejando o futuro”, disse Geraldo Julio.
Visando qualificar ainda mais as discussões, a coordenação do evento organizou os grupos inscritos em salas temáticas. Os temas a serem debatidos são: Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano; Prioridades para o Ministério das Cidades; Participação e Controle Social; Saneamento Ambiental; Mobilidade e Acessibilidade; Habitabilidade e Planejamento Territorial.
Além dos assuntos que dizem respeito às ações de curto prazo para a melhoria da qualidade de vida na capital pernambucana, os delegados e observadores do encontro terão a oportunidade de conhecer de perto os critérios e parâmetros sobre o projeto Recife 500 anos. Caberá ao secretário de Desenvolvimento e Planejamento Urbano, Antônio Alexandre, coordenador geral da conferência, explanar sobre o tema ‘Política Municipal de Desenvolvimento Urbano, Trajetória e Avanços Rumo ao Recife 500 anos’. A palestra será realizada na manhã deste sábado (26).
O Projeto Recife 500 anos compreenderá uma série de intervenções que já começam a ser desenhadas preparando a cidade nos próximos 24 anos, quando o Recife completa cinco séculos de existência. Ações com execuções de médio e longo prazos objetivam, sobretudo, atuações que privilegiarão a inovação e a sustentabilidade. A construção do Recife 500 anos se dará a partir de debates plurais envolvendo a população e os diversos segmentos da sociedade e a 5ª conferência é o primeiro passo.
Ao final da conferência, 42 delegados deverão ser eleitos para participar da Conferência Estadual, que acontecerá nos dias 23, 24 e 25 de setembro, no Recife. Em novembro é a vez do Ministério das Cidades realizar a Conferência Nacional, agendada para o período de 20 a 23 de novembro, em Brasília.