Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 24.05.16 - 20h27

III Mostra Internacional das Semanas do Bebê dá início às palestras, rodas de diálogos e debates

img_alt

Evento reúne profissionais que trabalham com crianças e acadêmicos até a próxima quinta-feira (26). Hoje, os trabalhos foram abertos pela representante do UNICEF, Cristina Albuquerque e as primeiras damas do Recife e do Estado (Foto: Luciano Ferreira/PCR)

 

Em todas as esferas, o foco são as crianças. A saúde, assistência social, legislação, o cuidado na relação entre pais e responsáveis na primeira infância, de zero a seis anos, são essenciais para o desenvolvimento dos pequenos. Permeando esses eixos, a III Mostra Internacional das Semanas do Bebê, realização da Prefeitura do Recife e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), está promovendo um espaço acadêmico de debate e troca de experiências. O evento foi iniciado hoje (24), no Centro de Convenções de Pernambuco, integrado à Semana do Bebê do Recife, atividade que leva diversos serviços para a população.

A primeira dama do Recife, Cristina Mello, a primeira dama do Estado, Ana Luiza Câmara e a chefe do Programa de Sobrevivência, Desenvolvimento e HIV/AIDS da UNICEF, Cristina Albuquerque, abriram os trabalhos. A representante do Fundo das Nações Unidas fez uma explanação sobre a história e os números das Semanas do Bebê no Brasil. Pelo menos 900 cidades já realizaram o evento e o Recife se destacou pela inovação das ações. Em Pernambuco, 20 cidades promovem a ação.

Este ano, o tema da síndrome do Zika Vírus, que acometeu diversas crianças nos últimos meses no estado, é um dos temas que serão discutidos durante a semana. "Nosso país é referência hoje no mundo inteiro para essa epidemia da zika. Os maiores especialistas no assunto estão em Pernambuco, e consequentemente no Brasil. Além disso, esse fato nos faz voltar às atenções também para todas as crianças com deficiência”, considerou Cristina.

A troca de experiências com cidades e municípios que promoveram Semanas do Bebê inovadoras, foi um dos motes da programação de hoje. O destaque ficou para a apresentação do planejamento da 1º Semana do Bebê da cidade de Leeds da Inglaterra. 

A coordenadora de saúde da criança e do adolescente da Secretaria de Saúde do Recife, Alessandra Fam, está à frente das ações práticas, que fazem parte da programação da Semana do Bebê. Segundo ela, os cuidados na primeira infância são primordiais para o desenvolvimento em toda a vida. "O carinho e a atenção dos responsáveis é essencial. Teremos durante a semana atividades espalhadas em toda a cidade, com orientações sobre assuntos como saúde bucal, prevenção de doenças e oficinas de Shantala", contou. 

Programação da Mostra - O evento segue até a próxima quinta-feira com assuntos como educação infantil inclusiva, mecanismos de combate ao desaparecimento de crianças e adolescentes, adoção e desenvolvimento Infantil com foco na criança com deficiência e transtorno global. Mais informações e programação completa disponível no www2.recife.pe.gov.br/semanadobebe .

Semana do Bebê do Recife - As atividades segues durante a semana com oficinas, palestras e recreações com temas relativos ao universo infantil, capitaneado por profissionais de diversas especialidades que trabalham com a primeira infância nas equipes de Atenção Básica de Unidade de Saúde da Família, Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), Academia da Cidade, maternidades, policlínicas, creches, escolas e Centros de Referência da Assistência Social (Cras). As atividades em destaque desta quarta-feira (25) ocorrem no período da manhã e tarde na sede do Serviço Social do Transporte (Sest), creche Aritana, USF Diógenes Ferreira Cavalcanti, Lagoa Encantada – Terreiro de Pai Jefferson e USF Diógenes Ferreira Cavalcanti (ESF Alto do Reservatório). Programação completa também disponível no www2.recife.pe.gov.br/semanadobebe .