Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 24.05.16 - 08h56

Recife sedia II Semana do Bebê e III Mostra Internacional das Semanas do Bebê

img_alt

O prefeito Geraldo Julio declarou, na noite desta segunda (23), abertas as atividades do evento, que é realizado em parceria com a UNICEF. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)


Melhoria da qualidade de vida da criança na primeira infância, de zero a seis anos. É este o foco da  III Mostra Internacional de Semanas do Bebê e a II Semana do Bebê do Recife, que tiveram início nesta segunda-feira (23) e seguem até o domingo (29). O prefeito Geraldo Julio abriu oficialmente na noite desta segunda-feira (23), a semana de atividades do evento, que vai contar com uma programação diversificada que inclui palestras, debates, mostra de filmes e rodas de diálogos, com especialistas nacionais e internacionais. Para abrilhantar a solenidade, que ocorreu no Teatro de Santa Isabel, a Banda Sinfônica do Recife realizou uma apresentação, e o professor e médico especialista em saúde materno infantil, Giorgio Tamburlini, da Universidade de Trieste, na Itália, realizou uma palestra magna.

"Estamos realizando a segunda edição da Semana do Bebê, que ocorre este ano juntamente com a III Mostra Internacional, que veio para o Recife por conta do sucesso da Semana do Bebê do ano passado. Estamos recebendo diversos profissionais da área, para realizarem palestras, para trocarmos informação, que é tão importante neste tema. Cuidar da primeira infância, cuidar desde a gestação, como fazemos com o programa Mãe Coruja Recife e agora com o Hospital da Mulher, isto é cuidar do futuro desta criança, dessa família, e da nossa cidade", declarou o prefeito Geraldo Julio.

"Cuidar da primeira infância, cuidar desde a gestação, como fazemos com o programa Mãe Coruja Recife e agora com o Hospital da Mulher, isto é cuidar do futuro desta criança, dessa família, e da nossa cidade".

Durante a II Semana do Bebê, a Prefeitura do Recife realiza, com a participação das secretarias de Educação, Mulher, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Turismo e Lazer e Empreendedorismo, várias atividades ligadas à promoção, prevenção e assistência à criança de zero a seis anos em todos os Distritos Sanitários da cidade. A programação contará com oficinas, palestras e recreações com temas relativos ao universo infantil, capitaneado por profissionais de diversas especialidades que trabalham com a primeira infância nas equipes de Atenção Básica de Unidade de Saúde da Família, Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), Academia da Cidade, maternidades, policlínicas, creches, escolas e Centros de Referência da Assistência Social (Cras).

"Temos trabalhado bastante nesta área, inaugurando um novo padrão nas creches do Recife e qualificando cada vez mais nossas unidades de ensino infantil. Fixamos hoje também em Lei com esta política para a criança, garantindo a realização da semana do bebê na nossa cidade. Amanhã mesmo vamos entregar mais uma creche, que contabiliza 12 unidades de ensino inauguradas na nossa gestão. Acreditamos muito no esforço para dar as condições de os profissionais trabalharem bem, e das crianças serem acolhidas", destacou o gestor, que na ocasião também assinou um documento que torna a realização da Semana do Bebê uma Lei.

Clique aqui para saber mais da programação dos eventos


Mãe Coruja Recife

A proposta do projeto Mãe Coruja Recife, que já existe na cidade, é fortalecer os vínculos entre mãe, bebê e a família, por meio de ações intersetoriais, aumentando a capacidade de transformar a realidade das mulheres e seus filhos, com a atenção durante o pré-natal, parto e pós-parto da mãe e do filho do nascimento aos 5 anos de idade, com uma equipe que favorece o acesso das gestantes aos serviços de saúde e serviços sociais. Cada mãe que completa um ciclo de sete consultas de pré-natal recebe um kit Mãe Coruja, contendo banheira, saboneteira, sabonete, pomada para assadura, fraldas, timão, somando 11 itens.


Baseado na experiência exitosa do Mãe Coruja Pernambucana, o Programa Mãe Coruja Recife tem como objetivo reduzir a mortalidade materna e infantil. Visa ainda favorecer o crescimento e desenvolvimento infantil, contribuindo para a redução das desigualdades sociais através de ações estratégicas das políticas de Saúde, Educação, Mulher e Desenvolvimento Social e Direitos Humanos.