Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 24.05.18 - 17h06

A arte toma conta das ruas do Recife neste fim de semana

img_alt

Festival R.U.A. e diversas programações nos equipamentos públicos mantidos pela Prefeitura do Recife garantem uma diversificada oferta gratuita de entretenimento e arte já a partir desta sexta-feira (Foto: Inaldo Lins/ArquivoPCR)

 

Neste fim de semana, lugar de recifense é na rua. Mais precisamente no R.U.A., Festival de Arte Urbana realizado pela Prefeitura do Recife, que vai transformar o Recife Antigo em palco para várias manifestações artísticas e culturais, durante todo o domingo (27). Mas ninguém precisa ficar em casa até lá. Uma variada programação cultural será oferecida em diversos equipamentos públicos da cidade, já a partir desta sexta-feira (25), quando o Festival Nacional do Frevo realiza sua última semifinal, na frente do Paço do Frevo.

Das 19h em diante, irão se apresentar oito candidatos nas categorias Frevo de Bloco, Frevo Canção, Frevo de Rua e Frevo Livre Instrumental – Releitura. Somente quatro deles garantem vaga na final. No comando da orquestra oficial do concurso estará o consagrado maestro Edson Rodrigues. O evento é gratuito e aberto ao público.

No sábado (26), das 16h às 21h, diversas formas e expressões de arte irão tomar conta do jardim do Museu Murillo La Greca, no Parnamirim. O equipamento, gerido pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, receberá a segunda edição do evento Práticas Desviantes, exposição que promove o agrupamento criativo de singularidades artísticas para propor um uso expográfico dos espaços públicos da cidade.

Nesta segunda edição, o encontro vai receber nove artistas, além da participação da artista visual Lia Letícia. Na ocasião, também será lançado o livro de poesia Quando as pétalas caem, de Tácio Russo, integrante do coletivo do Controverso Urbano. Nos intervalos da programação, as DJs Infeccxiosas comandam o som.

No Museu da Cidade do Recife, todo sábado é dia de brincadeira. Das 10h às 15h, o jogo O Forte e o Tempo convida os visitantes a interagir com a fortaleza de maneira diferente, participando de um jogo em que são desafiados a construir seu próprio forte. A disputa é para todas as idades e ideal para ser partilhada em família. A entrada é gratuita.

O Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (MAMAM), na Rua da Aurora, oferece dois bons motivos para uma visita neste fim de semana: A Arte é um Manifesto – 30 anos de Devotos, que conta, por meio de backdrops, pôsteres, ingressos, capas de fitas demo e projetos gráficos dos discos, a história da famosa banda Devotos, do Alto José do Pinho; e ExistenCidades, com 13 fotografias coloridas de Beto Figueiroa, exibidas em formato de lambe-lambe, que questionam a forma como os espaços urbanos são estruturados. O museu funciona no sábado e no domingo, das 13h às 17h.

Na Galeria Janete Costa, chega ao final neste domingo a exposição Cativa [A natureza da natureza], da artista Flora Assumpção, que discute a relação do homem com a natureza. A mostra, gratuita e aberta ao público, cria dentro da galeria um impressionante ecossistema de geometrias feitas de refugo industrial, evocando formas primordiais na natureza que se repetem, inevitavelmente, tanto no corpo humano quanto em todas as máquinas e criações humanas, reproduzindo a geometria do universo. A galeria funciona das 14h às 20h no sábado e das 15h às 19h, no domingo.

No domingo, a programação do Recife Antigo será caprichada. Já a partir das 9h, o Festival R.U.A., realizado pela Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer do Recife como culminância do projeto Colorindo o Recife, espalhará arte por várias ruas do bairro. Na Avenida Barbosa Lima, um grande painel será grafitado pelo artista Carlos André, com efeitos 3D. Na Rua da Moeda, vai ter exposição de fotos dos grafites que o Colorindo o Recife já espalhou pela cidade, além de batalha de break dance e desfiles de moda. A programação contará também com oficina de tecido aéreo, stand-up magic e performances de estátuas vivas.

O Boulevard Rio Branco receberá um palco e uma tenda geodésica para pista de dança, onde se apresentarão artistas como DJ Soma, DJ HTTP Live, Salvador Araguaya, Slam das Minas, Rádio Libertadora, DJ KL Jay (do grupo Racionais) e Romero Ferro. Para as crianças, a atração da tarde será Carol Levy.

Na Avenida Marquês de Olinda, será disponibilizada programação esportiva, convidando os recifenses a um aquecimento para a Copa do Mundo, com quadra de showball e de basquete de rua, pista de skate/patins e estrutura para oficina de Slackline, além de estruturas para a prática de parkour. Também na Marquês de Olinda, o polo infantil, que encerra a 4ª Semana do Bebê, contará com brinquedos infláveis, oficina de pintura corporal e outras atividades recreativas.

Também no domingo, o Olha! Recife, projeto que convida a população a passear por sua própria cidade, fará um passeio a pé pela arte revelada nas paisagens da capital pernambucana, com paradas no painel em grafite Diário das Artes, feito pelo coletivo Cores do Amanhã, na Rosa dos Ventos de Cícero Dias, no piso Marco Zero, e no painel Batalha dos Guararapes, na Rua das Flores. O passeio acaba no Festival R.U.A., que encerra o fim de semana recifense em grande estilo.