Defesa Civil - Sedec

NOTÍCIAS

Ação Inverno | 24.05.23 - 13h05

Prefeitura do Recife abre cinco abrigos para atender a população devido às fortes chuvas

Cidade entrou em estágio de Alerta Máximo com o acumulado de chuvas, que já chega a quase 120mm em 24h. Serviços como Procon Recife, agências de emprego, unidade de ensino da rede municipal, equipamentos culturais e outros tiveram atividades suspensas

 

A Prefeitura do Recife abriu cinco abrigos, na manhã desta quarta-feira (24), para acolher famílias que necessitarem deixar suas casas provisoriamente, em função das fortes chuvas que atingem a cidade. Os espaços estão recebendo demandas espontâneas das pessoas e encaminhamentos da Secretaria Executiva de Defesa Civil (Sedec). Os locais estão situados em áreas alagadas.

Seguem os locais e endereços:

CSU Bidu Krause - Avenida 11 de agosto SN

Escola Paulo Sexto VI - Rua Guaíra, 200, Linha do Tiro

Escola Diná de Oliveira - Rua São Mateus, s/n, Iputinga

Escola Célia Arraes - Rua José Noya, 117, Várzea

Igreja Batista de Coqueiral - Rua Coripós, 91, Coqueiral

 

Devido às fortes chuvas nesta quarta-feira (24), alguns serviços municipais oferecidos pela Prefeitura do Recife tiveram atendimento presencial alterados. As aulas foram suspensas na rede municipal de ensino e a população deve procurar sair de casa apenas em caso de necessidade.

No Procon Recife, localizado no bairro da Boa Vista, não haverá expediente nos postos de atendimento do órgão localizados nos Compaz (Ariano Suassuna, no Cordeiro; Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha;  Dom Helder, no Coque). O consumidor pode registrar sua reclamação ou denúncia pelo Whatsapp (81) 3355 3286 ou pelo site  procon.recife.pe.gov.br. Outra  alternativa de entrar em contato com o Procon Recife para realizar denúncias é pelo e-mail denunciaproconrecife@recife.pe.gov.br.

As Agências de Emprego, as Escolas Profissionalizantes e as Salas do Empreendedor do Recife não funcionarão. Os recifenses podem encontrar os serviços da Agência e da Sala do Empreendedor em Casa Amarela, na Av. Norte, 5.600, e no edifício-sede Prefeitura do Recife, no bairro do Recife, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

Além desses espaços, os Compaz Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha; Ariano Suassuna, no Cordeiro; e Dom Hélder Câmara, em Joana Bezerra também ofertam os serviços da agência de terça a sexta-feira, das 08h às 16h.

Como medida de segurança devido às chuvas, o atendimento ao contribuinte do edifício-sede da Prefeitura do Recife será encerrado às 12h. Os cidadãos com agendamento para o turno da tarde estão sendo atendidos de forma remota pela central da Secretaria de Finanças.

Em função das chuvas acima da média que caem sobre a cidade, levando à emissão, pela Prefeitura, do estado de alerta máximo, informamos que não haverá atendimento ao público nos espaços culturais geridos pelo poder público municipal. Museus e teatros estarão fechados, para evitar deslocamentos e garantir a segurança de funcionários e público.

Também está cancelado, devido às chuvas, o concerto da Orquestra Sinfônica do Recife, que seria realizado na noite de hoje, a partir das 20h, no Teatro de Santa Isabel.

 

ALERTA MÁXIMO - O Centro de Operações do Recife (COP) informa que a cidade entrou em Estágio de Alerta Máximo às 7h20 desta quarta-feira (24). Isso indica que a rotina da cidade foi impactada por chuvas extremas. A população deve permanecer em casa, exceto se houver risco de deslizamento, inundação ou desabamento. Uma ampla força-tarefa foi acionada para prevenir perdas e salvar vidas.

A previsão de tempo indica possibilidade de chuvas moderadas no Recife nas próximas 24 horas. As equipes municipais estão mobilizadas e monitorando a situação. As aulas foram suspensas na rede municipal de ensino e a população deve procurar sair de casa apenas em caso de necessidade.

Nas últimas 24h, foram registradas chuvas que chegaram a 117,59 mm na estação pluviométrica do Pina, o equivalente a mais de um terço da média histórica de todo o mês de maio, que é de 328,90mm. As chuvas foram fortemente concentradas nas últimas 12h, em que choveu 111,87 mm. A Defesa Civil recebeu 194 chamados da população, referentes a pedidos de vistorias e solicitação de lonas.

A Defesa Civil do Recife mantém um plantão permanente, podendo ser acionada pelo telefone 0800.081.3400. A ligação é gratuita e o atendimento 24h. A orientação é que os moradores das áreas de risco fiquem atentos e acionem o órgão em caso de necessidade. A população deve ficar atenta aos canais digitais da Prefeitura do Recife, que estarão sempre atualizados sobre a situação.

 

PRINCIPAIS PONTOS DE ALAGAMENTO:

Av. Recife x Dois Rios

Av. Antônio de Góes - Pista Sul

Av. Caxangá

Av. Gen. San Martin

BR-101 Rod. Gov. Mário Covas

Av. Gov. Agamenon Magalhães - Pista Central

Av. Norte Miguel Arraes de Alencar

Av. Eng. Domingos Ferreira - Pista Oeste

Av. Mal. Mascarenhas de Morais x Próx. a Hyundai

Est. dos Remédios

Av. Sul

Av. Recife

Av. Eng. Abdias de Carvalho

Av. Cruz Cabugá