NOTÍCIAS

Cultura | 24.06.12 - 02h28

Alceu Valença e Silvério Pessoa foram as atrações principais na noite deste sábado no Sítio Trindade

Entre a noite do sábado (23) e a madrugada deste domingo (24), mais de dez mil pessoas lotaram o Sítio Trindade, um dos principais polos juninos do São João 2012, realizado pela Prefeitura do Recife que, este ano, homenageia o centenário de nascimento do Rei do Baião, Luiz Gonzaga. Desde as 20h, grandes músicos como Silvério Pessoa e Alceu Valença passaram pelo palco principal e não deram descanso aos forrozeiros de plantão.

O cantor Douglas Paixão abriu a programação. Em seguida, o cantor e compositor Ivan Ferraz apresentou músicas de sua autoria, do mestre Gonzagão, e encerrou com marchinhas juninas como Meu Pitiguari, do Trio Nordestino. Considerado um dos melhores tocadores da sanfona de oito baixos do Brasil, o campinense Luizinho Calixto deu andamento à festa.

Uma das atrações mais esperadas da noite, Silvério Pessoa animou o público, apresentando seu trabalho autoral, que expressa o que o músico vem realizando sobre a tradição. “O São João sofreu uma migração do Agreste, do Sertão, da Zona da Mata, para as capitais. Eu acho que isso é a confirmação de que a tradição continua viva e para se ter acesso a ela não é preciso necessariamente viajar para o interior. Eu acho que Recife faz isso com muita competência, muita transparência e muita verdade”, comentou Silvério que também mostrou o intérprete experiente que é cantando músicas de Alceu Valença e Jackson do Pandeiro, suas mais importantes referências. Não poderia faltar a visita ao repertório de Luiz Gonzaga, através da canção De Juazeiro a Crato, gravada recentemente em um CD que foi lançado apenas na Europa.

Principal show da noite, Alceu Valença subiu ao palco cantando Turnê Nordestina e seguiu entoando sucessos como Coração Bobo, Pelas Ruas Que Andei, Cavalo de Pau, Belle du Jour e Tropicana, além de forrós e baiões como Vou Pra Campinas e Forró Lunar. Durante a apresentação, Alceu declarou: “O tempo passa, mas Luiz Gonzaga não passa. Ele continua aqui presente através da sua música, através de todos vocês”. A plateia acompanhou em coro todo o show.

O encerramento ficou por conta de Aécio dos 8 baixos. No domingo, os shows começam às 18h30, com Silveirinha do Forró, Tangarás, Tito Lívio e Quinteto Violado.