NOTÍCIAS

Cultura | 24.06.12 - 03h34

Noite de muita alegria e tradição no São João do Pátio de São Pedro

Marcone Melo mostrou que o talento da família não se resume ao irmão Maciel. Foto: Antônio Tenório

Por Otávio Dias

Quem desejava passar uma noite de São João brincando e dançando com o mais autêntico forró pé-de-serra, acompanhando uma legítima quadrilha matura e saboreando os quitutes da época, acertou em cheio ao se dirigir ao Pátio de São Pedro, no Bairro de São José, na área central da capital pernambucana. A festa, patrocinada pela Prefeitura do Recife, que este ano homenageia o centenário de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, reuniu atrações de vários pontos do Estado, que se apresentaram diante de um palhoção montado estrategicamente defronte ao palco, sobre o antigo piso de pedras portuguesas.

Primeira atração da noite, o instrumentista Fogoió dos oito baixos, do Brejo da Madre de Deus, no Agreste Central, surpreendeu o público pela versatilidade instrumental e qualidade do repertório apresentado: uma feliz mistura de Jackson do Pandeiro com Luiz Gonzaga, passando por Chico Bezerra, Abdias e outros compositores consagrados. Como resultado, muitos aplausos por parte do público presente, que lotou as dependências do Pátio. Logo depois foi a vez da quadrilha matuta Marcuá, de Camaragibe, encher o palhoção com muita cor e alegria, numa apresentação impecável.

No palco principal, pouco depois, o cantor e compositor Marcone Melo mostrou que o talento da família não se resume ao irmão Maciel e trouxe de Iguaraci, no sertão do Pajeú, um pulhado de boas composições autorais, com as belíssimas Além da ponte e Catavento, além de sucessos do seu irmão, de Alceu Valença e de Lenine. Já o sanfoneiro Truvinca dos oito baixos levou para o Pátio um forro pé-de-serra instrumental, com direito a diversas marchinhas juninas que costumam acompanhar as exibições de quadrilhas em todo o Nordeste.

A penúltima atração da noite foi o salgueirense Chico Balla, que desfilou xotes e baiões consagrados com muita segurança e presença de palco, colocando todo mundo para dançar. Os casais também continuaram de rostos coladinhos durante o último show, comandado por Júnior Chumbago e Família, que a exemplo de Chico, brindou o público com sucessos de Luiz Gonzaga, Maciel Melo, Petrúcio Amorim, entre outros.