Rabeca de Luiz Paixão é destaque na véspera de São João no Nascedouro de Peixinhos
Conhecido internacionalmente, o artista encantou o público
Por Marcos da Silva
A grande atração do São João tradicional a gente faz na Capital, na noite deste sábado (23), na Refinaria Multicultural Nascedouro de Peixinhos, foi o forró rabecado de Luiz Paixão. Aos 63 anos, com energia de fazer inveja, o artista, que foi mestre de estrelas do naipe de Siba e Maciel Salu, agradou a todos.
Vencedor dos prêmios Funarte Residência, em 2009 e 2010; Itaú Cultural, em 2009; e membro da Conferência Nacional de Cultura, em 2010, Luiz Paixão participou da Mostra Internacional de Música de Olinda (Mimo), em 2010; dos projetos Brasilidade e Pixinguinha, do Rio de Janeiro, além do Festival de Música de Paris, onde morou por dois anos. Também esteve no Festival da Mulher, de Toulouse, Marselha e Lyon, na França.
Nasci em Aliança, mas vivo em Condado, na Zona da Mata. Toco rabeca desde os meus 12 anos. Este ano, estou viajando por todo o Brasil com a coreógrafa e bailarina Maria Paula Costa Rêgo e o Grupo Trial para uma agenda de 50 apresentações do Palco Giratório, do Sesc. Em breve, entro em estúdio para gravar o meu segundo CD “Mestre Luiz Paixão, a arte da rabeca, que sairá em 2013”, ressaltou o artista.
O metalúrgico Valdinei de Souza, de 23 anos, elogiou as atrações da Refinaria Multicultural Nascedouro de Peixinhos. “Gosto de vir para cá. É sossegado e tem sempre grandes atrações da cultura local!”, destacou.
Serviço:
Confira as músicas de Luiz Paixão
www.myspace.com