NOTÍCIAS

Cultura | 24.06.13 - 18h54

Recife vai calcular os Gases de Efeito Estufa gerados pelas Copas das Confederações e do Mundo

O projeto também prevê um plano de ação local para mitigar e compensar os impactos causados ao meio ambiente

A Prefeitura do Recife dá início, nesta terça-feira (25), ao projeto de Gestão das Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) da Copa das Confederações e da Copa do Mundo. A iniciativa prevê a realização de um inventário dos poluentes gerados pelos torneios e de um plano de mitigação para os impactos causados ao meio ambiente. Os detalhes do começo dos trabalhos serão definidos durante uma reunião entre a secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife, Cida Pedrosa, e o consultor do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Marcelo Rocha, às 9h, no auditório da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade dePernambuco, localizado na Rua Madre de Deus, Bairro do Recife.

No encontro, serão definidas as diretrizes gerais para que se faça a “pegada de carbono” na cidade, primeira etapa do projeto de gestão de GEE. A ação tem o objetivo de calcular a quantidade de CO2 produzida pelos investimentos em infraestrutura e pelas atividades ligadas à realização dos campeonatos. Serão estabelecidas, por exemplo, as fontes de emissões a serem estudadas na Copa das Confederações: consumo de combustíveis fósseis e renováveis (veículos oficiais, transporte público); de energia elétrica (estádios e hotéis); de materiais nas obras de infraestrutura; transporte aéreo; geração de resíduos sólidos; entre outras.

O inventário de Gases de Efeito Estufa será produzido por técnicos do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), através de uma parceria da Prefeitura, Governo do Estado e MMA. Para se chegar ao cálculo estimado desses poluentes, vai se usar como bases os dados repassados pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife, conforme for definido neste encontro. “Vamos fechar os últimos detalhes para começar o repasse de informações aos consultores. Trata-se de um passo importante para garantir a sustentabilidade das Copas das Confederações e do Mundo”, explicou Cida Pedrosa.

Com a conclusão desses cálculos, será elaborado o plano de ação local para diminuir e compensar os efeitos da promoção dos torneios deste ano e de 2014. O documento trará uma série de propostas a serem colocadas em práticas pela Prefeitura do Recife e pelo Governo do Estado. Também conterá um levantamento de potenciais parcerias com o setor privado, além da definição de parâmetros e abordagem metodológica para verificação independente de resultados do projeto.

Segundo a secretária, o projeto de gestão deixará uma herança importante na área ambiental: a expertise na promoção de grandes eventos sustentáveis e a sensibilização dos participantes. “Além dos estudos e do plano de ação, esse projeto prevê o repasse do conhecimento. Nossos técnicos serão capacitados sobre o processo de realização de inventários de carbono e de medidas de compensação. Isso nos qualificará para a promoção de futuros eventos. Também acredito que as ações compensatórias e mitigatórias vão incentivar uma mudança positiva no comportamento dos participantes”, finalizou.