Bairro dos Coelhos e Ilha Joana Bezerra recebem plenária do OP
Mais de 90 moradores da microrregião 1.3 elegeram a implantação de esgotamento sanitário e a construção de um polo cultural, como obras prioritárias para a área
A primeira reunião do Orçamento Participativo (OP), promovida pela Prefeitura do Recife na microrregião (MR)1.3, na noite desta segunda-feira (23), reuniu centenas de moradores dos Coelhos e da Ilha Joana Bezerra, no Campinho dos Coelhos. De forma democrática, eles elegeram a lista das 10 obras e ações prioritárias para os bairros e os três delegados responsáveis por acompanhar e fiscalizar as ações. A implantação de esgotamento sanitário na região e a construção de um polo cultural lideraram a listagem.
Durante o encontro, além de apresentar o balanço da gestão, Gamaliel Marques, gerente de acompanhamento de obras do OP, debateu com a população sobre as obras mais úteis para comunidade. “O OP existe há 12 anos e em cada plenária consolidamos o processo. A população entendeu nosso trabalho. Escutar os moradores é fundamental para realização de uma gestão voltada aos interesses do povo”, comentou Marques. Em três anos, Recife recebeu um investimento de R$568.642.364,27 para execução de 4.288 obras e ações.
Na microrregião, três habitacionais estão sendo construídos: Sergio Loreto, Vila Brasil e Travessa do Gusmão. A MR 1.3 já recebeu o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI), Mãezinha do Coque, na Ilha Joana. "Este é o nosso momento. Não podemos perder a oportunidade que a prefeitura nos dá para expressar a nossa opinião e dizer qual obra queremos para nosso bairro", declarou Genilda de Moura, moradora há 51 anos da rua Largo dos Coelhos. Mais de 90 pessoas se cadastraram para participar da reunião.