CTTU inicia campanha educativa para criação do binário Arraial e Encanamento
A partir deste sábado (28), a Prefeitura da Cidade do Recife promoverá mais uma ação para melhorar os padrões de mobilidade urbana da cidade. Trata-se de um binário entre as Estradas do Arraial e Encanamento. A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) iniciou na última segunda (23) uma campanha educativa por toda a área envolvida.
Ao longo das Estradas do Arraial e Encanamento, equipes de arte educadores estão orientando condutores e explicando sobre as mudanças que serão feitas no local, onde ambas as vias irão se tornar sentido único de circulação. A intervenção irá garantir maior fluidez na circulação de veículos que transitam pelos bairros de Casa Forte, Casa Amarela, Tamarineira e Monteiro. Os arte educadores estarão atuando na área até o próximo dia 04 de agosto, para reforçar a intervenção mesmo depois das mudanças.
Após as modificações da rota de circulação, agentes da CTTU estarão presentes ao longo de toda a área, ajudando na orientação de condutores que transitarem pelo local. O Gerente de Educação para o Trânsito, Francisco Irineu, afirma que a presença dos arte educadores é de grande importância na orientação não só dos condutores, mas também dos pedestres que transitam diariamente pelo local e também dos ciclistas, já que o binário contará com a implantação de uma ciclofaixa sombreada.
“Todos os que circulam na via, precisam saber de que as mudanças irão ocorrer em breve, para que assim, possam memorizar uma nova rota de trânsito segura. Além das equipes, ainda serão disponibilizados panfletos com as alterações nas vias para ajudar na melhor adaptação ao novo fluxo”, afirma Irineu.
Saiba mais - Na intervenção, a Estrada do Arraial manterá o sentido cidade/subúrbio. Já a Estrada do Encanamento adotaráo sentido subúrbio/cidade, com exceção no trecho após a Rua Engenheiro Oscar Ferreira, que permanece mão dupla para garantir a mobilidade do setor. O projeto irá contemplar ainda a manutenção da sinalização horizontal e vertical das vias transversais. Com a mudança, haverá a otimização dos fluxos de veículos das duas vias, ganhando maior capacidade de veículos e diminuindo os conflitos com a retirada da mão dupla, além de uma melhor sincronização da rede semafórica.