João da Costa divulga atividades da Prefeitura na Campus Party 2012
O prefeito do Recife, João da Costa, concedeu, na tarde desta terça-feira (24), uma entrevista coletiva sobre a participação da Prefeitura na realização do maior evento de tecnologia do mundo, a Campus Party, que será realizada do dia 26 ao 30 deste mês, no Centro de Convenções de Pernambuco e no Chevrolet Hall. O evento tem patrocínio da Prefeitura do Recife, em parceria com o Governo do Estado de Pernambuco, e de outros apoiadores privados. Durante o encontro, o gestor municipal destacou a importância da inclusão digital na cidade e, principalmente, da democratização do acesso à tecnologia. Estiveram presentes à coletiva o secretário de Ciência Tecnologia e Desenvolvimento Econômico (SCTDE), José Bertotti; o presidente do Instituto Campus Party, Bruno Souza; o Diretor Regional da Vivo, Rene Ruszki; além de secretários municipais, assessores executivos e representantes da Futura Networks.
A Campus Party busca encontrar, por meio da tecnologia da informação, soluções para os problemas do dia a dia e debater temas da atualidade das cidades,do ponto de vista da sustentabilidade e da difusão cultural. Por considerar o Recife como uma das cidades mais tecnológicas do Brasil e tendo os campuseiros nordestinos como entre os principais públicos em São Paulo, os organizadores da Campus tiveram a ideia de trazer o evento para a capital pernambucana. O compromisso de apoio da Prefeitura do Recife também foi decisivo para a efetiva realização do evento na cidade, que contou com a iniciativa da Futura Networks e o apoio tecnológico da Telefônica/Vivo. A fim de garantir o desenvolvimento econômico e tecnológico da capital e fomentar empregos, a Prefeitura investiu R$ 510 mil na realização do evento e também participa com diversas atividades especiais.
A PCR tem o compromisso de aproximar as tecnologias de inclusão da área digital pra que todos os alunos da Rede Municipal de Ensino possam ter acesso. Por isso, cerca de 1.000 alunos da Rede foram inscritos na Campus Party para participar de oficinas específicas. Já os professores municipais credenciados participarão das ações do Educa Party. A meta da Campus Party Recife é beneficiar cerca de 3.000 cidadãos brasileiros pelo processo de inclusão digital. “Governar o Recife, que é vista como a capital nacional da tecnologia e da inovação, mas que ao mesmo tempo ainda convive com pobreza típica da idade média, é um desafio muito grande para qualquer gestor. Ao realizar e apostar na inovação tecnológica a gente aposta no futuro, procurando confrontar com um passado de desigualdades. É muito importante podermos trabalhar as duas coisas, uma ajudando a outra, permitindo que a inovação possa gerar renda, trabalho e perspectivas econômicas capazes de resgatar a desigualdade social que existe na cidade do Recife”, declarou o prefeito, que destacou como símbolo dessa perspectiva o Porto Digital, considerado o melhor parque tecnológico do Brasil e uma referência na área de tecnologia da informação. "A Campus Party será uma grande festa como só o Recife sabe fazer”, completou João da Costa.
A PCR também participará de palestras do Palco Principal que pretendem destacar temas de grande importância para o desenvolvimento, tecnologia e sustentabilidade. Na programação, assuntos como inclusão digital, empreendedorismo e economia criativa serão discutidos. “Nós vivemos um momento importante na área de desenvolvimento e da distribuição de renda. A cidade do Recife vem sendo apontada por outras cidades do Brasil como uma nova fronteira do desenvolvimento do nosso país”, afirmou o secretário de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, José Bertotti.
A estimativa de público é de 2.500 campuseiros inscritos, que poderão presenciar o encontro de grandes nomes da web nacional, palestrantes internacionais e talentos locais. Na área Expo, que é aberta ao público, são esperadas mais de 60 mil pessoas. “É com muita satisfação que a Campus Party está vindo para Recife. Nós começamos com as edições brasileiras em São Paulo e muita gente de Pernambuco, do Recife, participou desde o começo, com vários pernambucanos premiados. Então ficou claro exatamente de onde vinha inovação e tecnologia do país. Recife é uma cidade tradicional de inovação e empreendedorismo, com o Porto Digital, o Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (CESAR), as incubadoras. Acredito que estamos realizando a Campus num lugar excelente, onde fomos muito bem recebidos”, afirmou o presidente do Instituto Campus Party, Bruno Souza.
EducaParty – A Campus Party Recife abrigará a segunda edição do EducaParty, uma série de atividades especiais focadas na aprendizagem através de novas tecnologias e nos paradigmas da educação no Século XXI. Em parceria com a Fundação Telefônica Vivo, Prefeitura do Recife e Governo do Estado de Pernambuco, um grupo seleto de 80 educadores será convidado a se aproximar de tendências inovadoras na educação, interagir entre profissionais que já aplicam a tecnologia em sala de aula e ainda terão a oportunidade de contar suas experiências. Deste grupo, 60 educadores serão da Rede Municipal de Ensino. Seguindo a linha da Campus Party Recife, a ação especial terá como protagonistas os projetos e profissionais do Nordeste, de modo a dar visibilidade ao plano local e inseri-lo no debate nacional.
PALESTRAS:
Palco Principal - Campus Fórum
Data: 27/07/2012 (sexta-feira)
Hora: 11:30 às 12:45
MESA:
Nordeste, o novo Brasil é aqui: Inclusão digital, inovação, criatividade, novas tendências digitais, esse tem sido o cenário atual do Nordeste do Brasil. O pioneirismo da região no uso da inovação tecnológica como ferramenta de desenvolvimento socioeconômico tem incrementado não só as mudanças internas do país, mas vem confirmando a posição de destaque e liderança brasileiras no contexto internacional.
- João da Costa, prefeito da Cidade do Recife
- Eduardo Campos, governador do Estado de Pernambuco
- Antonio Valente, presidente do Grupo Telefônica|Vivo
- Marcelo Neri, economista brasileiro, chefe do Centro de Políticas Sociais, filiado ao Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas.
Local: Palco Principal - Campus Fórum
Data: 28/07/2012 SÁBADO
Hora: 11h30 às 12h30
MESA:
Inclusão Digital: tecnologia para todos
- Lygia Pupatto
- Françoise Trapernard
- Bruno Souza (mediação)
- Irenice Bezerra da Silva
- Anderson Gomes
Local: Palco Principal - Campus Empreendedorismo
Data: 28/07/2012 SÁBADO
Hora: 20h15 às 21h30
DEBATE:
Empreendedorismo e Economia criativa: tendências, desafios e oportunidades
- Francisco Saboya, diretor-presidente do Porto Digital (Mediador)
- Cláudia Leitão, secretária da Economia Criativa MinC
- Ana Maria Magni Coelho, gerente UACS - Sebrae Nacional
- José Bertotti, Secretário de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico da Prefeitura do Recife
- Marcelino Granja, Secretário de Ciência e Tecnologia de Pernambuco.
Histórico - Criada em 1997, na Espanha, a Campus Party é reconhecida como o maior acontecimento tecnológico do mundo nas áreas de inovação, ciência, cultura e entretenimento digital, reunindo todos os anos milhares de pessoas. A Campus Party foi trazida para o Brasil em 2008, e esta é a primeira vez que uma Campus Party acontece fora da cidade de São Paulo.