NOTÍCIAS

| 24.07.12 - 18h14

PCR lança programa inédito no País de prevenção a acidentes de trânsito com trabalhadores ciclistas

Atualmente acidentes de trânsito contribuem em 20% das ocorrências ligadas ao trabalho que chegam às emergências públicas do Município

Por Tádzio Estevam

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, lançará na próxima sexta-feira (27), um programa inédito no País voltado para a segurança no trânsito exatamente no Dia Nacional de Prevenção aos Acidentes de Trabalho. Trata-se da prevenção de acidentes que envolvem trabalhadores ciclistas. Atualmente os acidentes de trânsito contribuem em 20% das ocorrências ligadas ao trabalho que chegam às emergências públicas do Município. Para minimizar as causas e consequências dessa triste realidade foi elaborado o programa organizado pela Prefeitura do Recife com o apoio do apoio dos ministérios da Saúde e do Trabalho e Emprego de Pernambuco. O evento acontecerá a partir das 9h na Praça do Carmo, centro da Cidade.

De acordo com o prefeito João da Costa, o programa tem como objetivo atuar na redução do número de acidentes de bicicleta no Recife, desenvolvendo uma estratégia de intervenção para prevenção dos acidentes de trânsito com trabalhadores que utilizam a bicicleta como modo de transporte, visando à melhoria da qualidade de vida, redução dos acidentes e promoção da cultura de paz. “Nossa gestão tem como uma de suas diretrizes garantir a mobilidade urbana com segurança para a população. Por meio desse programa inédito no País, o Recife sai na frente no que se refere à segurança dos trabalhadores ciclistas, que utilizam a bicicleta para ir, vir e até mesmo trabalhar o dia todo com esse tipo de veículo”.

Para isso, as ações que compreenderão o programa consistirão na elaboração de um diagnóstico da situação dos acidentes de trânsito do Recife enfatizando as categorias que utilizam a bicicleta, o levantamento dos estabelecimentos regulados pela Vigilância Sanitária que utilizam a bicicleta como veiculo no transporte de alimentos e ou produtos, a capacitação dos inspetores da Vigilância Sanitária para monitorar, fiscalizar e sensibilizar dos trabalhadores que utilizam bicicleta no cumprimento das normas estabelecidas.

Além disso, outras ações também contemplarão o programa, segundo o secretário de Saúde do Município, Humberto Antunes. “Focaremos nas ações de sensibilização dos trabalhadores para o cumprimento das normas de segurança no trânsito, da fiscalização do setor regulado quanto ao cumprimento das normas de segurança no uso da bicicleta para transporte de alimentos e ou produtos e na sensibilização dos alunos das escolas públicas municipais do Programa de Saúde na Escola (PSE), quanto ao uso seguro da bicicleta”, disse.

O programa contemplará quatro eixos: Diagnóstico da situação dos acidentes e das categorias que utilizam a bicicleta para o trabalho; Regulamentação das empresas juntamente com a Vigilância Sanitária nos cumprimentos das normas previstas para cada tipo de estabelecimento; Articulação Social, por meio da mobilização trimestral, via telefone, e-mail, dos ciclistas e dos representantes dos estabelecimentos cadastrados e contatados nos territórios de cada Distrito Sanitário do Recife; Educacional no qual haverá a sensibilização com apresentação de vídeos educativos e distribuição de um Kit de segurança (colete noturno refletivo, cartilha educativa e fitas refletivas).

Na lista dos órgãos que participam do planejamento e execução do programa estão as secretarias municipais de Saúde, com a Coordenação de Prevenção aos Acidentes e Violência (COPAV), Vigilância Sanitária e Coordenação de Saúde do Trabalhador (Cerest); Serviços Públicos, com a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), Direitos Humanos, além dos sindicatos dos Trabalhadores em Empresas de Telecomunicações (Sintel), dos Calçados e dos Bancários.