NOTÍCIAS

Cultura | 24.07.13 - 19h34

Equipamentos de fiscalização de velocidade começam a ser instalados no percurso da Ciclofaixa

[caption id="attachment_36597" align="alignleft" width="367"] (Foto: Simone Medeiros/Divulgação)[/caption]

Radar vai garantir maior segurança aos ciclistas ao fiscalizar a velocidade dos veículos

Para aumentar a segurança dos ciclistas, a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) vai implantar, nesta quinta e sexta-feira (dias 25 e 26), equipamentos de fiscalização eletrônica de velocidade em quatro vias por onde passa a Ciclofaixa de Turismo e Lazer. Os equipamentos serão instalados em cada uma das seguintes avenidas: Sul, Engenheiro Antônio de Góes, Cais José Estelita e Rui Barbosa, que será a primeira a receber o equipamento completo, nesta quinta-feira (25), às 22h.

Na segunda-feira (22), o processo foi iniciado com a fase de instalação dos laços magnéticos abaixo das placas de concreto das vias. Esses sensores eletromagnéticos são os responsáveis pela medição da velocidade dos veículos e fluxo das vias. Por esse motivo, a instalação deve ser feita no final da noite, quando o fluxo de veículos já é reduzido e não provoca retenções.

Desde o início do funcionamento da Ciclofaixa, em março deste ano, a Prefeitura do Recife regulamentou, através da implantação de sinalização, que veículos automotores respeitem a velocidade de até 40 km/h nos locais por onde elas passam. Com a instalação desses equipamentos, a fiscalização será realizada de forma ainda mais eficaz já a partir do dia 3 de agosto.

Já está em fase de análise e estudo, a implantação desses mesmos equipamentos em vias que receberão a terceira rota da Ciclofaixa, que vai ligar a Lagoa do Araçá, na Imbiribeira, ao Marco Zero, no Bairro do Recife.

Para o gerente de Fiscalização Eletrônica da CTTU, Marcos Araújo, a medida vai ser um enorme ganho não só para os ciclistas, mas para toda a população. “A segurança que o equipamento proporciona aos cidadãos é comprovada. Ao fazer com que os veículos trafeguem com uma velocidade de segurança, muitas vidas são salvas”.

Responsáveis pela medição da velocidade dos carros, fluxo das vias e identificação das categorias dos veículos que passam pelas avenidas, os primeiros equipamentos desse tipo chegaram ao Recife em 2005 e levaram mais segurança aos pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas.

As infrações variam de acordo com a velocidade que o condutor ultrapasse o Equipamento de Fiscalização de Velocidade. Os veículos que ignorarem as normas estarão sujeitos a ser multados em valores que variam de R$ 85,13 a R$ 574,62, além dos pontos que serão registrados na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).