NOTÍCIAS

| 24.07.14 - 16h39

Operação Mercado Limpo interdita totalmente seis estabelecimentos no Recife

A ação ocorreu simultaneamente nos seis Distritos Sanitários do Recife. (Foto: Luciano Ferreira/PCR)

A Operação Mercado Limpo, deflagrada na manhã desta quinta-feira, 24, no Recife, por órgãos de defesa do consumidor – interditou 06 supermercados da capital. São eles: RM Express (Boa Vista), Boa Mesa (Dois Unidos), Novo Dia (Brejo do Beberibe), Olho D´Água (Várzea), Engenho Tavares Padaria e Mercado (Engenho do Meio) e Casa do Consumidor (Ipsep).

A ação ocorreu simultaneamente nos seis Distritos Sanitários do Recife e está sendo realizada numa parceria entre as equipes da Vigilância Sanitária (Visa) da Secretaria de Saúde do Recife, Procon-PE, Instituto de Pesos e Medidas (Ipem-PE), Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária (Adagro-PE), Delegacia do Consumidor e Ministério Público de Pernambuco (MPPE).

Nesta sexta-feira, 25, às 9h30, representantes dos órgãos que integraram a ação vão conceder uma entrevista coletiva, na sede da Polícia Civil, na Rua da Aurora, para apresentar o balanço geral da Operação Mercado Limpo. Na ocasião, serão informados os números de estabelecimentos interditados, quantidade de alimentos recolhidos e as penalidades estabelecidas conforme a infração.

Balanço - No período de março até este mês de julho, foram realizadas um total de 53 vistorias. Desses, um total de 32 estabelecimentos foram interditados totalmente e 01 parcialmente. As principais irregularidades encontradas vão desde o resfriamento ou congelamento inadequado de alimentos - principalmente carnes, embutidos e produtos lácteos -, passando por produtos com prazo de validade vencidos, até a falta de condições higiênico sanitárias nas dependências das lojas.

Os órgãos de defesa do consumidor envolvidos na Operação já haviam disponibilizado os check lists, com as normas de funcionamento no que diz respeito às condições higiênico-sanitárias, durante reuniões com a Associação dos Supermercados de Pernambuco (Apes) e Sindicato dos Panificadores (Sindipão). As listas podem ser acessadas para download no site da Prefeitura do Recife no endereço eletrônico http://www2.recife.pe.gov.br/pcrservicos/vigilancia-sanitaria/ .