NOTÍCIAS

Administração | 24.07.15 - 12h28

Hacker Cidadão é lançado oficialmente na Campus Party

img_alt

Concurso deste ano utiliza problemas urbanos e personagens ligados à programas da Prefeitura do Recife. O objetivo é desafiar os participantes a encontrar soluções inovadoras por meio de aplicativos e plataformas web. (Foto: Inaldo Lins/PCR)

 

Foi dada a largada. A Campus Party está em pleno vapor com 4000 campuseiros acampados no Centro de Convenções, em Olinda. E o desafio da maratona de programação da Prefeitura do Recife, o Hacker Cidadão, traz este ano, um novo desafio aos programadores. No palco Terra, o principal da Arena Campus (área fechada para os inscritos no evento), os gestores da Emprel lançaram oficialmente o concurso nesta quinta-feira (23), que traz o conceito de pesquisa Living Labs (laboratório vivo,em português) como base do desafio.

Os participantes terão que produzir um aplicativo que resolva problemas apresentados através de histórias de cidadãos do Recife. Os temas deste ano são ligados aos programas da Prefeitura: Mãe Coruja, Transforma Recife, Recife Bom de Bola, Diário Oficial, Recife Conte Comigo e Acessibilidade e Mobilidade na Cidade de Pessoas com Deficiência. Foram criados personagens fictícios para cada temática, baseado em pessoas reais.

Os textos com as histórias das personagens e o regulamento estão disponíveis no site do concurso (http://hackercidadao.rec.br/). Os dados que podem ser utilizados pelos participantes, também já estão no Portal Dados Abertos da PCR (http://dados.recife.pe.gov.br/). Nesta sexta-feira (24) às 11h, os representantes de todas as secretarias envolvidas nas temáticas do desafio estarão na Arena Campus, no espaço do Hacker Cidadão, para tirar dúvidas e orientar os campuseiros interessados.

Os critérios que serão levados em conta no resultado final serão a usabilidade, o design, a inovação e a adequação ao tema. Os competidores deverão entregar o projeto até às 14h deste sábado (25). Na entrega, a equipe ou o responsável pelo trabalho terá cinco minutos para defender a ideia. O resultado sai no mesmo dia, no final da programação do palco Terra.

 “Com este desafio esperamos estimular que os programadores olhem para a cidade e exercitem a atitude cidadã. Sabemos que o tempo para a produção de um aplicativo é curto e por isso, para cada participante que quiser transformar sua ideia em negócio, faremos um acompanhamentos após a Campus, em parceria com as Universidades Federal e Rural de Pernambuco”, afirmou o presidente da Emprel, Eugênio Antunes.

Cada temática terá um ganhador. Os vencedores levarão pra casa notebooks, smartphones, X-Boxs, pacotes de viagem e televisões.  O estudante de Michel Marques de 17 anos está participando da maratona com uma equipe e escolheu o tema Acessibilidade e Mobilidade para desenvolver um aplicativo. "Buscamos este assunto como uma forma de impactar a sociedade. Queremos fazer uma espécie de GPS para cadeirantes, indicando quais os lugares da cidade possuem acessibilidade”, contou.