NOTÍCIAS

Administração | 24.07.17 - 10h43

Prefeitura do Recife participa do festival internacional Sister Cities Youth Music na China

Os bailarinos da Escola Municipal de Frevo foram convidados para apresentar o espetáculo "Recifervendo", em Chengdu, cidade-irmã da capital pernambucana

 

Recife é a única cidade brasileira a participar do Chengdu International Sister Cities Youth Music Festival, um encontro anual de música que reúne todas as cidades-irmãs de Chengdu, localizada na Província de Sichuan, parte oriental da China. Para representar a capital pernambucana, quatro bailarinos da Escola Municipal de Frevo Maestro Fernando Borges irão apresentar o premiado espetáculo "Recifervendo", criado pelo coreógrafo e bailarino Alexandre Macedo. O evento, articulado pela Prefeitura do Recife por meio do Gabinete de Representação em Brasília e Relações Internacionais junto às Secretarias de Turismo e Lazer e Cultura, acontece nos dias 29 e 30 de julho.

Durante os dois dias de evento, a Escola de Frevo irá apresentar-se ao som dos clássicos frevos de rua, em três palcos espalhados por Chengdu. O espetáculo traz a leveza e o equilíbrio dos passistas que executam seus passos acrobáticos e elétricos nas bases alta, aérea e baixa - características do ritmo tipicamente pernambucano. O "Recifervendo" foi criado em 2005 e ganhou diversos prêmios, entre eles o primeiro lugar no Festival Passos da Artes, na cidade de São José dos Campos, em São Paulo.

Além do Recife, cidades como Viena na Áustria, Milão na Itália e Sidney na Austrália estarão também presentes no evento. Além de promover o intercâmbio cultural e educacional entre os centros urbanos, esta será uma importante oportunidade de mostrar o Recife como destino turístico que abre as portas do Brasil para visitantes de todo o mundo.

O Festival também surge como uma oportunidade para os bailarinos e músicos apresentarem seus potenciais artísticos e a cultura local. Em 2015, o Recife recebeu o título da delegação chinesa e, este ano, a Prefeitura do Recife foi oficialmente convidada para participar do evento. O "Chengdu Festival" é patrocinado pela Prefeitura Municipal de Chengdu e organizado pelo Escritório de Relações Internacionais do destino.

Passistas - A Escola de Frevo Maestro Fernando Borges selecionou quatro jovens com muitos anos de tesouras e saltos: Werison Fidelisk, o Pinho, José Valdomiro, o Menininho, Emilayne e Bruna Renata, rainhas dos carnavais 2016 e 2017, respectivamente. Todos têm entre 22 e 26 anos. Pinho e Menininho são instrutores da escola e multiplicam o sonho que já realizaram de encontrar na dança um meio de vida. Emilayne e Bruna integram a Companhia de Dança da Escola de Frevo, que faz apresentações em eventos e participa de festivais dentro e fora do país.

Escola de Frevo - A Escola de Frevo foi inaugurada no dia 6 de março de 1996, com o objetivo de contribuir para a preservação da cultura pernambucana, a partir de uma de suas mais características e bonitas manifestações. Hoje é responsável pela divulgação, salvaguarda e perpetuação da imensa biblioteca de passos que podem se executados ao som do ritmo genuinamente pernambucano, considerado patrimônio imaterial da humanidade pela Unesco e principal embaixador da nossa cultura. Atendendo cerca de 680 alunos, com 5 anos de idade em diante, o equipamento oferece aulas gratuitas e diárias, funcionando durante três turnos, das 8h30 às 22h. O endereço é Rua Castro Alves, 440, no bairro da Encruzilhada. Mais informações pelo telefone 3355-3102.