Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 24.07.21 - 11h09

PCR promove mutirão de arboviroses em Boa Viagem, Peixinhos e San Martin neste fim de semana

img_alt

Os agentes de endemias farão inspeção em mais de três mil locais para verificar a existência de possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti. (Foto: Ikamahã/Secretaria de Saúde do Recife)

 

 

 

Nestes sábado (24) e domingo (25), mais de três mil imóveis dos bairros de Boa Viagem, Peixinhos e San Martin receberão as visitas dos agentes de saúde ambiental e controle de endemias (asaces) da Secretaria de Saúde da Prefeitura do Recife (Sesau) dentro do mutirão de arboviroses. Nos dois dias, a ação acontecerá das 8h às 13h e tem o objetivo de reduzir as infecções transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, como dengue, chikungunya e zika.

 

Em cada dia, serão, ao todo, 39 agentes nas ruas dos três bairros, que visitarão 1.500 domicílios. Além dos imóveis residenciais, os asaces também farão inspeção em pontos considerados estratégicos (como borracharias e ferros-velhos, por exemplo) e nos locais acerca dos quais a Vigilância Ambiental recebeu como denúncia através da ferramenta ‘Bora Se Cuidar Contra o Mosquito’, no Conecta Recife. A plataforma permite que os moradores do Recife acionem o órgão de forma rápida e eficiente para vistoriar áreas com possíveis focos do transmissor da dengue, chikungunya e zika. Essa é uma das estratégias da Prefeitura inseridas no Plano de Enfrentamento das Arboviroses 2021, lançado em junho.

 

Os locais escolhidos para receber as inspeções apresentam um maior índice de infestação do mosquito e risco de adoecimento da população, de acordo com indicadores entomológicos e epidemiológicos. Durante as visitas, os asaces verificam, por exemplo, se há depósitos que acumulam água, e possam servir de criadouros do Aedes aegypti, colocam larvicida biológico, se houver necessidade, e orientam os moradores sobre como evitar a proliferação do vetor.

 

DADOS – Até o dia 10 de julho, foram confirmados 1.958 casos de dengue e 4.990 casos de chikungunya. Os bairros da cidade que apresentaram o maior número de casos prováveis de arboviroses foram: Água Fria (412), Ibura (394), Campo Grande(348), Dois Unidos (294) e Vasco da Gama (267). O último Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa), que significa a infestação de mosquitos, realizado na primeira semana do mês, apresentou resultado geral no Recife de 2,1% (risco médio).