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Direitos Humanos | 24.07.22 - 21h25

Central do CadÚnico muda de endereço e dobra capacidade de atendimento diário sem agendamento

A partir da próxima segunda (25), o equipamento passará a funcionar na Avenida Cruz Cabugá, nas antigas instalações da Faculdade FAMA, e terá capacidade para até 600 atendimentos por demanda espontânea


A partir da próxima segunda (25), os munícipes do Recife que precisarem atualizar os dados do CadÚnico ou efetuarem a primeira inscrição no banco de dados do Governo Federal poderão fazê-lo sem agendamento na nova sede da Central do CadÚnico. O equipamento deixa as instalações da Rua do Imperador e passa a funcionar na Avenida Cruz Cabugá, no cruzamento com a Rua Dr. João Vieira de Menezes, no prédio que abrigava a Faculdade FAMA. Com a mudança de endereço, a Prefeitura do Recife irá ampliar a capacidade de atendimento, que saltará de 300 para até 600 pessoas atendidas por dia. O local funcionará das 7h às 15h, de segunda a sexta-feira. 

O Cadastro Único é um banco de dados do Governo Federal que permite o acesso a diversos benefícios sociais como, por exemplo, o Programa Auxílio Brasil (PAB), Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), Benefício de Prestação Continuada (BPC) e Auxílio Municipal e Estadual (AME), este último dedicado às vítimas da pior tragédia climática do Recife. Atualmente, Recife conta com 247.359 pessoas registradas no CadÚnico, sendo 125.575 delas beneficiárias do Auxílio Brasil (PAB). Estima-se que pelo menos 60 mil delas precisam, até o fim do ano, revisar seus dados cadastrais para continuar a acessar os benefícios sociais.

Além da mudança de endereço para um ambiente maior, mais acessível e mais confortável, o atendimento total passará a contar com 40 pessoas entre profissionais de recepção, tira-dúvidas, triagem e cadastradores. O número de guichês passará de 13 para 28 e a ampliação da equipe visa otimizar os atendimentos e fornecer mais conforto à população mais vulnerável da cidade. Na nova Central, serão instalados toldos e cadeiras na área de espera, onde a população também contará com profissionais do “Posso Ajudar” com foco nos beneficiários do AME que estão tendo alguma dificuldade em ter acesso ao montante de R$ 2,5 mil oriundos da Prefeitura do Recife, Câmara Municipal e Governo do Estado.

Uma segunda etapa do atendimento será a área de triagem, onde quatro profissionais da Assistência Social irão atender os usuários e direcionar ao atendimento ou solucionar dúvidas, pois muitas vezes os munícipes se deslocam apenas em busca de informações. A Prefeitura do Recife lembra ainda que a população pode esclarecer dúvidas referentes ao AME através do fone  0800-281-0313, de segunda a sexta, das 8h às 17h, ou através do WhatsApp oficial da Prefeitura, pelo (81) 9.9117-1407.

 

O atendimento em si acontece na terceira etapa, onde os usuários que realmente atendam aos critérios para integrar o CadÚnico poderão se inscrever ou fazer a atualização de seus dados cadastrais. De acordo com o Governo Federal, apenas têm o perfil para se inscreverem no CadÚnico as famílias cuja renda mensal por pessoa seja igual ou menor que meio salário mínimo (R$ 606,00). 

AGENDAMENTO - O atendimento nos 14 Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) só é assegurado mediante agendamento pelo Conecta Recife através do site conectarecife.recife.pe.gov.br/cadunico ou do APP, que é disponível gratuitamente aparelhos Android ou iOS. A média de atendimentos no CRAS varia de acordo com a capacidade do espaço de cada unidade, podendo chegar até 60 atendimentos diários. O serviço do CadÚnico nos CRAS é oferecido a população das 8h às 16h de segunda a sexta-feira.