Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU)

NOTÍCIAS

Mobilidade | 24.07.23 - 11h04

No Dia do Motorista, condutores de ônibus vão vivenciar dificuldades dos mais frágeis no trânsito

img_alt

Em ação educativa, 100 motoristas de ônibus complementares e de linha comum se colocarão no lugar dos ciclistas e dos motociclistas, com o objetivo de fomentar o respeito aos mais frágeis nas ruas. (Foto: Daniel Tavares/Arquivo PCR)

 

Para conscientizar sobre a responsabilidade dos veículos maiores em proteger os menores no trânsito, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Política Urbana e Licenciamento (Sepul) e da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), iniciará, nesta terça-feira (25), uma formação para motoristas de transportes complementares e de linhas comuns do Recife sobre o respeito aos ciclistas e motociclistas no trânsito. O encontro acontecerá a partir das 10h no Compaz Ariano Suassuna. Ao todo, 100 motoristas receberão a capacitação até o final do mês e no curso de agosto. O evento será uma homenagem ao Dia do Motorista, comemorado neste 25 de julho.

Durante o encontro, os condutores terão uma aula expositiva sobre noções do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), focando no respeito aos ciclistas. Não andar nem parar sobre as ciclofaixas, respeitar a velocidade regulamentada, além de garantir o espaço mínimo de 1,5 m de distância do ciclista serão algumas orientações repassadas. Outra informação importante é sobre o ponto cego do veículo, que é o motivo de diversos sinistros de trânsito envolvendo ciclistas e motociclistas com ônibus.

A CTTU vai distribuir adesivos indicando os locais de pontos cegos dos ônibus para que os veículos menores não se posicionem naquele local. Além disso, a formação vai ajudar o condutor a ficar mais atento nesse espaço para diminuir os riscos de sinistros de trânsito. “É comum que ciclistas e motociclistas se coloquem nos corredores entre veículos, essa é uma prática perigosa que nós não indicamos, mas é essencial também que os motoristas estejam atentos para diminuir as potencialidades de um possível sinistro e aí entra o excesso de velocidade. A velocidade elevada é a causa de mais de 50% das mortes no trânsito e isso se torna ainda mais perigoso no caso de um veículo pesado como um ônibus, que potencializa os efeitos da aceleração”, explica a presidente da CTTU, Taciana Ferreira.

Em 2022, a CTTU registrou 160 sinistros com vítimas envolvendo ônibus, sendo, principalmente, dos tipos de colisão lateral com outro veículo (37) ou atropelamento de pedestres (35). Ao todo, foram 197 vítimas de sinistros de trânsito envolvendo ônibus, 47% deles utilizavam bicicleta ou motocicleta. Entre as vítimas de sinistros de trânsito envolvendo ônibus em 2022, 20 ficaram gravemente feridas e seis delas chegaram a óbito.

Em pesquisa realizada pela Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária, em parceria com a Universidade do Ceará e com a Johns Hopkins University, foi identificado que, em 2022, 12% dos ônibus que trafegam no Recife excedem o limite de velocidade. As Nações Unidas alertam que, para reduzir as mortes no trânsito durante a Segunda Década da Segurança Viária (2021-2030), os veículos pesados, como os ônibus, devem ter atenção dos governos. A Prefeitura do Recife, que pactuou, em 2021, o compromisso de reduzir em, pelo menos, 50% das mortes no trânsito nesses 10 anos, já treinou, em 2021, 80 motoristas da frota complementar para respeitar os mais frágeis no trânsito, além de respeitar os excessos de velocidade. A iniciativa é necessária porque o impacto de um transporte pesado a, por exemplo, 40 km/h em um pedestre, ciclista ou motociclista, pode ser grave devido à massa maior do veículo.

EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO - A Prefeitura do Recife tem atuado com um Programa de Educação para o Trânsito, focado em chegar cada vez mais próximo dos diversos atores, como os pedestres, ciclistas e motoristas. As equipes estão realizando ações cada vez mais integradas entre fiscalização, desenho urbano e gestão de dados, levando ao cidadão a mensagem de que o respeito às leis de trânsito salva vidas. Além disso, já foram realizadas diversas parcerias com empresas públicas ou privadas como a da Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global, SAMU Recife, Compaz, ifood, Abraciclo, agregando várias organizações para promover a segurança viária, que é uma responsabilidade compartilhada entre todos os cidadãos.