Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 24.07.23 - 15h00

Secretaria de Saúde do Recife celebra Semana da Mulher Negra

De 24 a 27 de julho, serão oferecidas oficinas que resgatam identidades e processos históricos, além de testagem de ISTs e práticas integrativas, como arteterapia e auriculoterapia

 

No dia 25 de julho, é comemorado o Dia Nacional da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha. E para marcar a data, a Secretaria de Saúde do Recife (Sesau) irá realizar, ao longo de toda a semana, uma série de ações que, ao mesmo tempo em que oferecem a promoção e a prevenção em saúde, também trabalham o resgate de processos históricos, o fortalecimento de identidade e o combate ao racismo. As iniciativas acontecerão em quatro espaços do Projeto Mãe Coruja no município e ainda no Paço do Frevo, no bairro do Recife.

De acordo com a coordenadora da Política de Saúde Integral da População Negra do Recife, Rose Santos, observar a saúde das mulheres negras sob o prisma étnico-racial permite compreender que o racismo pode ser pensado como um determinante social e pode intervir diretamente no processo saúde-doença. “A forma como as relações raciais estão conformadas no Brasil as tornam mais vulneráveis e tendem a dificultar seu acesso aos serviços de saúde. As atividades serão abertas a mulheres de todas as etnias, mas com foco em marcadores raciais que se tornam determinantes sociais nas vidas dessas mulheres”, afirma Rose Santos.

Entre as ações ofertadas, estão oficina de turbantes, que promovem a visibilidade da cultura africana e afro brasileira, valorizando a beleza além da estética e auxiliando na construção da autoestima, e de confecção de bonecas Abayomis, bonecas africanas que são mais que um brinquedo– possuem ancestralidade e cultura. “Vamos trabalhar na historização, isso mexe com identidade e, consequentemente, com promoção, prevenção e, às vezes, recuperação da saúde”, explica Rose Santos. As oficinas acontecem nos dias 24, 25, 26 e 27, nos espaços Mãe Coruja da Imbiribeira (Centro de Saúde Romildo Gomes); Torre (Compaz Ariano Suassuna); Santo Amaro (Sesc) e Brasília Teimosa (USF Bernard Van Leer), respectivamente. 

As demais atividades serão concentradas no Paço do Frevo e contemplam práticas integrativas em saúde, como auriculoterapia (terapia natural da medicina tradicional chinesa derivada da acupuntura, com aplicações na orelha), no dia 27/7, e arteterapia com oficina de mandalas, no dia 28/7, além de testagem e aconselhamento sobre infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e aferição de pressão arterial, na quinta e na sexta-feiras. 

DIA DA MULHER NEGRA– O Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha foi inspirado no 1º Encontro de Mulheres Afro-latino-americanas e Afro-caribenhas em 1992, em que grupos feministas negros de 32 países se reuniram na República Dominicana. O evento surgiu para dar visibilidade à luta contra a opressão de gênero, a exploração e o racismo. Essa importante reunião conseguiu que a ONU, ainda em 1992, reconhecesse a data. No Brasil, a Lei 12.987, de 2014, estabeleceu que também no dia 25 de julho seria celebrado o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra – que também dá visibilidade para o papel da mulher negra na história brasileira, através da figura de Tereza de Benguela.

 

SERVIÇO: Semana da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha 

Oficinas de turbantes e bonecas Abayomis

24/7 - 14h, no Espaço Mãe Coruja da Imbiribeira (Centro de Saúde Romildo Gomes)

25/7 - 9h, no Espaço Mãe Coruja da Torre (Compaz Ariano Suassuna);

26/7 - 14h, no Espaço Mãe Coruja de Santo Amaro (Sesc) 

27/7 - 14h, no Espaço Mãe Coruja da Brasília Teimosa (USF Bernard Van Leer)

 

Práticas integrativas

27/7 - Período da tarde, no Paço do Frevo

 

Aferição de pressão arterial e orientações sobre ISTs:

27/7 - Período da manhã e da tarde, no Paço do Frevo

28/7 - Período da manhã, no Paço do Frevo