Secretaria de Meio Ambiente

NOTÍCIAS

Meio Ambiente | 24.07.25 - 16h00

Ilha de Deus recebe ato em comemoração ao Dia Mundial de Proteção aos Manguezais

img_alt

Barqueata e exibição de vídeos vão dar o tom sobre a necessidade de preservação do bioma, neste sábado (26). Ato é iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente do Recife e de entidades de proteção ambiental. (Foto: Divulgação)

 

No próximo sábado (26), às 14h, a Ilha de Deus será palco de um ato em homenagem ao Dia Mundial de Proteção aos Manguezais, reunindo moradores, lideranças comunitárias e representantes de organizações da sociedade civil no Marco Zero da localidade. A programação contará com uma barqueata que trará mudas de mangue  até o local do evento, além da exibição de vídeos educativos e falas de representantes da comunidade, da Secretaria de Meio Ambiente do Recife e de entidades de proteção ambiental.

A atividade tem como objetivo chamar atenção para a importância dos manguezais na proteção da biodiversidade, no equilíbrio climático e na vida das populações ribeirinhas, além de reforçar a valorização desse ecossistema, que é um dos símbolos naturais da cidade do Recife. A escolha da Ilha de Deus como local do evento tem um forte valor simbólico. É onde ficam o berçário e os viveiros de mudas do projeto Viva o Mangue, onde são cultivadas por pescadores da própria comunidade - que atuam diretamente na recuperação de áreas degradadas.

O Viva o Mangue é uma iniciativa da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, voltada à restauração e valorização dos manguezais da cidade. Apenas no último ano, o projeto já promoveu o plantio de mais de 50 mil mudas em áreas degradadas - e a expectativa é reforçar o plantio até o final deste ano. “O mangue é um bioma indissociável do Recife, parte da identidade da cidade. Com esse ato nós reforçamos o compromisso não só de cuidar e proteger, mas de expandir as áreas de manguezal em nosso território, sempre com a participação da população, como é o caso da Ilha de Deus, cujos moradores têm uma relação tão estreita com esse ecossistema”, explica o secretário municipal de Meio Ambiente, Oscar Barreto.

ASSUNTOS: