Recife promove Conferência Municipal da Mulher com escuta inédita da população
Evento acontece nos dias 25 e 26 de julho, na Unibra, e marca o lançamento de uma consulta pública inédita sobre as necessidades das mulheres recifenses
Nos dias 25 e 26 de julho, será realizada a 8ª Conferência Municipal da Mulher, promovida pelo Conselho Municipal da Mulher do Recife e pela Secretaria da Mulher, com o objetivo de fortalecer a participação social na construção de políticas públicas voltadas às mulheres da cidade. O encontro acontece entre 8h e 17h na Unibra – Campus 2, localizada na Rua Padre Inglês, 356, no bairro da Boa Vista, e reunirá representantes do poder público e da sociedade civil em um espaço de debate e formulação de propostas para a política municipal das mulheres.
“Realizar a Conferência Municipal justamente no dia 25 de julho, Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, é muito simbólico. Esse é um momento de escuta, de debate e de construção coletiva das políticas públicas que queremos para as mulheres do Recife. Em parceria com o Conselho Municipal da Mulher, organizamos toda a estrutura do evento, que será um espaço essencial de participação e formulação de propostas que irão nortear as políticas públicas municipais. Também serão eleitas as delegadas da sociedade civil que vão representar o Recife na Conferência Estadual da Mulher”, afirmou a secretária da Mulher do Recife, Glauce Medeiros.
Um dos destaques desta edição é o lançamento de uma escuta participativa inédita, que ouvirá diretamente a população da capital pernambucana sobre temas que impactam a vida das mulheres. Voltada à construção de políticas públicas para as mulheres, a escuta estará disponível durante os dias da conferência através de QR Codes disponíveis nos totens do evento para facilitar o acesso ao questionário. A partir de agosto o questionário será ampliado para a população em geral e será realizada de forma digital, por meio da plataforma e aplicativo Conecta Recife (https://conecta.recife.pe.gov.br/) e também via WhatsApp, para usuários com a opção de recebimento de pesquisas ativada. As informações coletadas irão subsidiar a elaboração do Plano Municipal da Mulher e orientar ações de promoção da equidade de gênero, fortalecimento de redes de apoio, segurança e autonomia financeira das mulheres recifenses.
O questionário é dividido em seis eixos temáticos para o público feminino e quatro para o público masculino. A escuta de homens busca compreender percepções e práticas relacionadas às desigualdades de gênero, de modo a contribuir com estratégias mais eficazes para o enfrentamento da violência e a promoção de uma cultura de respeito. Já entre os temas direcionados às mulheres estão saúde, segurança, educação, desigualdade salarial, divisão de tarefas domésticas, violência de gênero, mobilidade urbana e acesso aos serviços públicos. Ao todo, são 42 perguntas para mulheres e 30 para homens, incluindo questões abertas que permitem relatos pessoais e manifestações livres.
A 8ª Conferência Municipal da Mulher reafirma seu papel como espaço de debate e construção coletiva de propostas para o fortalecimento das políticas públicas voltadas às mulheres, com foco na garantia de direitos, no combate às desigualdades e na ampliação da participação das mulheres na vida política e social da cidade.
Serviço
8ª Conferência Municipal da Mulher
Onde: Unibra – Campus 2
Local: Rua Padre Inglês, 356 - Boa Vista
Horário: 8h às 17h