NOTÍCIAS

Cultura | 24.08.12 - 19h14

José Bertotti participa de reunião com o Ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação

[caption id="attachment_24771" align="alignleft" width="334"] A reunião teve como objetivo, unir esforços para o desenvolvimento da Ciência e Tecnologia no Estado. Foto:Ivanildo Francisco[/caption]

Nesta sexta-feira (24) o secretário de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico do Recife, José Bertotti, participou de uma reunião com o Ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Marco Antonio Raup, e o secretário de Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Marcelino Granja. O encontro aconteceu no auditório da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado (SECTEC), localizado na Rua Vital de Oliveira, 32, no bairro do Recife.

A visita do ministro da MCTI e sua comitiva teve como objetivo aproximar gestores estaduais e federais e conjugar esforços para o desenvolvimento da Ciência e Tecnologia no Estado. O encontro aconteceu após o lançamento do Programa Estratégico de Software e Serviços de Tecnologia da Informação, o TI Maior, com a assinatura de acordo de cooperação com governador Eduardo Campos.

Durante a reunião, o secretário municipal apresentou o projeto do Parque Cientifico e Cultural do Jiquiá, que conta com o apoio do MCTI e do SECTEC. O espaço abrigará um planetário, museus de ciência e tecnologia, centro de criatividade, memorial dos cientistas notáveis, Centro Vocacional Tecnológico (CVT), entre outros. Na ocasião, José Bertotti entregou um relatório que contém o plano estratégico, o estudo de sustentabilidade e a proposta do modelo de gestão do equipamento público. Ele apresentou ainda os últimos detalhes do Parque Científico e Cultural do Jiquiá.

Além disso, o gestor falou sobre a segunda etapa da pesquisa Dinâmica da economia e da inovação e perspectivas de desenvolvimento econômico do município do Recife e suas principais cadeias produtivas. O estudo mostra um panorama da economia da cidade e informações aprofundadas sobre os clusters de logística e complexo de saúde, e sobre os serviços técnicos especializados em engenharia, que permeia cada um dos arranjos. “O resultado da análise será divulgado no II Seminário de Desenvolvimento Econômico e Inovação que acontecerá nos dias 10 e 11 de setembro. A pesquisa atualiza e amplia o perfil econômico da cidade e discorre acerca das cadeias produtivas de logística, do polo de saúde e de serviços técnicos especializados”, explicou o secretário.

Marcelino Granja, secretário estadual de C&T destacou as prioridades da SECTEC para os últimos dois anos do Governo, informando que a secretaria irá concentrar esforços em quatro habitats de inovação em Pernambuco. São eles a Tecnologia da Informação, por meio do Porto Digital, a área de eletroeletrônica, com investimentos no ParqTel, a área de fármacos e biotecnologia e a metal-mecânica. Também irá trabalhar para o fortalecimento da UPE e continuar investindo pesado em pesquisa e desenvolvimento, por meio da Facepe.

“Queremos atingir um patamar de consolidação da ciência e tecnologia e deixar um importante legado para o nosso Estado. Vamos focar nossas ações e precisamos continuar obtendo a importante contribuição do MCTI”, destacou Marcelino Granja. O ministro Marco Antonio Raupp destacou que o MCTI estará sempre acessível a esses projetos. “Nosso objetivo é o de aproximar os atores dos dois governos e aprofundar as relações. Esse é o nosso lema”, observou.

Também participaram do encontro o presidente da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe), Diogo Simões; o presidente do Instituto de Tecnologia de Pernambuco (ITEP), Frederico Montenegro; o presidente do Porto Digital, Francisco Saboya; o reitor da Universidade de Pernambuco (UPE), Carlos Calado; e o reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Anísio Brasileiro. Apresentaram as principais atividades promovidas por cada entidade.