NOTÍCIAS

Cultura | 24.08.15 - 11h21

Galeria Janete Costa inaugura exposição Caminho da Pedra

img_alt

Autor do Circuito da Poesia, Demetrio Albuquerque apresenta 28 peças inéditas (Fotos: Alessandra Botelho/Divulgação)

 

Estréia nesta quinta-feira (27), às 19h, na Galeria Janete Costa, equipamento cultural da Prefeitura do Recife, a exposição Caminho da Pedra, do artista plástico Demetrio Albuquerque. Com 28 esculturas trabalhadas em concreto, cerâmica, pedra, argamassa, areia e até papel, expostas em grupos e aleatoriamente, a mostra explora temáticas como o nascimento, o indivíduo, a degradação proveniente do tempo, manifestações culturais e processo criativo do artista. A exposição fica em cartaz até 4 de outubro e, numa proposta inclusiva, a partir do dia 6 de setembro conta com recurso de áudio descrição.

Resultado do trabalho de pesquisa realizado pelo artista nos últimos anos, Caminho da Pedra narra a relação do escultor com a matéria prima e as transformações causadas pela ação da natureza, propondo assim um olhar conceitual acerca do material. "Comecei a me interessar pela formação dos solos e voltei a algo mais primitivo, mas ao mesmo tempo unindo a uma coisa mais científica", explica Demetrio. O processo criativo do artista poderá ser conferido em vídeo durante a exposição, projetado sobre uma das esculturas, única em papel.

Nascido no Piauí e formado em Arquitetura, Demetrio Albuquerque iniciou as atividades como escultor visitando ateliers em Recife. Participou de cursos em Curitiba e no Japão, onde aprendeu a trabalhar com cerâmica. Autor de obras conhecidas, como O Circuito da Poesia (coleção de 12 estátuas de poetas célebres distribuídas pelo Recife) e da estátua do Mestre Vitalino, em Caruaru, tem entre suas referências artistas ímpares como Abelardo da Hora e Corbiniano Lins.

Caminho da Pedra pode ser conferida de quarta a sexta-feira, das 12h às 20h, e aos sábado e domingos, das 14h às 20h. A Galera Janete Costa está localizada no Parque Dona Lindu, no bairro de Boa Viagem, em Recife. O acesso é gratuito.

SERVIÇO
Exposição O Caminho da Pedra, de Demetrio Albuquerque
Abertura: 27 de agosto, às 19h
Visitação: 28 de agosto a 4 de outubro
Horário: Quarta a sexta-feira, das 12h às 20h. Sábados e domingos, das 14h às 20h.
Local: Galeria Janete Costa – Parque Dona Lindu, Av. Boa Viagem, s/n, Recife.