Secretaria de Planejamento, Gestão e Transformação Digital

NOTÍCIAS

Transformação Digital | 24.08.22 - 10h52

Agile Trends Gov 2022 abre as portas para duas palestras sobre o E.I.T.A! Recife

Realizado em Brasília, o evento reúne palestras, workshops e debates sobre soluções inovadoras voltadas para gestão pública. 

O E.I.T.A! Recife aportou na noite de ontem (23.08) em Brasília para participar do Agile Trends Gov 2022, evento voltado para apresentação de projetos e iniciativas com foco em soluções tecnológicas realizadas por instituições públicas dos três poderes, Executivo, Legislativo e Judiciário. O encontro segue até a próxima quinta-feira (25.08) reunindo lideranças de todo o Brasil. A Prefeitura do Recife marca presença com o E.I.T.A! sendo apresentado em duas palestras. As atividades incluem palestras, debates e workshops sobre soluções inovadoras que são tendência já usadas em gestões públicas e outras que flertam com o futuro.

As participações do E.I.T.A! serão hoje (24.08) e no último dia do encontro (25.08). A primeira palestra tem como tema Design Thinking na prática: técnicas para identificar problemas e desafios para inovação aberta. Evisson Lucena, gerente de Inovação da Secretaria Executiva de Transformação Digital, levará a experiência vivenciada dentro do E.I.T.A! Recife a partir de um trabalho de preparação que durou três meses para ser desenvolvido com base em processos ágeis de identificação dos principais desafios enfrentados na cidade. 

Num segundo momento, na próxima quinta-feira (25), a temática a ser apresentada, também por Evisson que viaja representando a Prefeitura do Recife nessa jornada de imersão e troca de experiências,será: E.I.T.A! Recife: como aplicar Inovação Aberta na prática em Órgãos Públicos utilizando a Lei Complementar 181. A lei complementar se refere ao Marco Legal das Startups em todo Brasil. Assinada no dia 1º de junho de 2021, o dispositivo estabelece as principais diretrizes gerais sobre a atuação da administração pública quanto à  em todas as suas esferas, União, Estados, Municípios e Distrito Federal, no que diz respeito ao fomento ao ambiente de negócios com foco na inovação e na desburocratização na contratação de startups e empresas de tecnologia com os olhos voltados para a aplicação da inovação aberta. 

“Os resultados que hoje temos com o E.I.T.A! Recife são fruto de uma preparação interna somadas aos dispositivos legais já existentes, como é o caso do Marco Legal das Startups. Assim foi possível, por exemplo, contratar startups de maneira infinitamente menos burocratizada, compreendendo a natureza desse trabalho que é diferente e dinâmico. Tudo isso com a missão de criar um ambiente propício a fazer conexão de insights, observando e mergulhando nos desafios públicos e transformando ideias em produtos de inovação”, explica Evisson Lucena. 

E.I.T.A! RECIFE - Inspirado em experiências vivenciadas em cidades como Londres (Inglaterra), São Francisco (Estados Unidos) e Melbourne (Austrália), o Esquadrão de Inovação e Transformação Aberta - E.I.T.A! Recife se propõe a ser um ambiente de construção participativa e colaborativa, entre poder público e sociedade, usando um dos métodos de gestão de processos criativos: a inovação aberta. Um ambiente propício para realizar conexões capazes de implementar soluções inovadoras.