Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 24.08.22 - 17h55

Prefeitura do Recife desmobiliza centro de testagem para covid-19 no Cordeiro, após redução na procura

img_alt

Os moradores da capital pernambucana ainda poderão fazer os exames em outros sete pontos, dos quais dois não precisam de agendamento. (Foto: Ikamahã/Secretaria de Saúde do Recife)

 

 

Após observar uma redução na procura pelos testes de covid-19, a partir desta quinta-feira (24), a Prefeitura do Recife vai desmobilizar o Centro de Testagem instalado no Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro. Os moradores da capital pernambucana ainda poderão fazer os exames em outros sete pontos, dos quais dois não precisam de agendamento. Ao todo, cerca de 1,1 mil testes continuarão sendo ofertados diariamente nestes locais.

 

A mudança no cenário epidemiológico da covid-19 permitiu modificações no número de vagas ofertadas e a Secretaria de Saúde do Recife vem reduzindo esta quantidade, em função da baixa demanda. O município fez modificações gradativas: saindo de 5,4 mil vagas (em 4 de julho) para 1,5 mil (em 25 de julho - que se mantiveram até o presente momento). No mês de julho, foram realizados, em média, 1.279 testes por dia, com mínimo de 397 e máximo de 2.997. Já em agosto, a média tem sido de 445 testes realizados por dia, com mínimo de 223 e máximo de 564.

 

Além da redução no número de testes realizados, essa mesma tendência também pode ser percebida na quantidade de casos positivos: na Semana Epidemiológica (SE) 31 (31 de julho a 6 de agosto) foram feitos 3.295 exames de covid-19, sendo 413 positivos 12,5%). Já na SE 33 (14 a 20 de agosto) foram realizados 3.163 dos quais 166 (5,2%) tiveram resultado positivo.

 

Com essa mudança, a cidade passa a contar com sete pontos de testagem - desses, dois funcionam de domingo a domingo, das 8h às 17h: Parque Dona Lindu, em Boa Viagem; e Centro de Saúde Professor Mário Ramos, em Casa Amarela. Nestes locais, não há necessidade de agendamento para realizar os exames.

 

Já nos pontos instalados nas Upinhas Dr. Moacyr André Gomes, no Morro da Conceição; Governador Eduardo Campos, na Bomba do Hemetério; e Vila Arraes, na Várzea, e nas Policlínicas Arnaldo Marques, no Ibura; e Waldemar de Oliveira, em Santo Amaro, a testagem segue sendo feita exclusivamente por marcação através do site Conecta Recife ou aplicativo, clicando na aba Vamos Testar (https://conectarecife.recife.pe.gov.br/vamos-testar/).