Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 24.08.23 - 13h11

Prefeitura do Recife inaugura novas instalações da Maternidade Professor Barros Lima

img_alt

No aniversário de três anos da inauguração do Centro de Parto Normal, que já recebeu mais de 4 mil bebês, serviço de saúde ganhou uma nova sala de amamentação, requalificação das enfermarias, berçário, banco de leite, climatização e dois novos postos de enfermagem. (Foto: Rodolfo Loepert/PCR)

 

Neste mês de agosto, o Centro de Parto Normal (CPN) da Maternidade Professor Barros Lima, em Casa Amarela, completa três anos desde sua inauguração, em 2020, com mais de quatro mil partos realizados. Para comemorar a data, as parturientes passam a contar agora com o investimento de R$ 2 milhões em ainda mais melhorias. Na manhã desta quinta-feira (24), o Prefeito João Campos visitou a unidade para inaugurar a sala de amamentação da Maternidade, além da requalificação de diversos setores, como berçário, enfermarias e banco de leite. Também foram inaugurados dois novos postos de enfermagem para melhorar o atendimento às parturientes.

"Cuidar da saúde é fundamental não só do ponto de vista de construção de novas unidades. É preciso garantir a manutenção e recuperação daquelas já existentes. Com a nova sala de amamentação, nós asseguramos a saúde das mães - inclusive as que trabalham na maternidade - o bem estar da criança e também priorizamos e valorizamos o aleitamento materno em suas diversas esferas. É necessário defender a amamentação não apenas nos discursos, mas efetivamente nas políticas públicas ", disse o prefeito.

O alojamento conjunto recebeu intervenções em nove enfermarias, com ajuste elétrico, climatização e construção de banheiros com acessibilidade e também dois novos postos de enfermagem. O berçário também recebeu melhorias na estrutura física, elétrica, instalação de aparelhos de ar condicionado, além da construção do leito de isolamento e readaptação da rede de gases e implantação do posto de enfermagem.

A intervenção na pavimentação, fachada, cobertas e jardinagem está em andamento e tem uma previsão de conclusão para novembro deste ano. "Esse é o início de uma grande requalificação que estamos fazendo na nossa Policlínica e Maternidade Barros Lima, totalmente voltada para dar mais conforto e comodidade aos usuários que tanto precisam do nosso serviço", garantiu a secretária da saúde, Luciana Albuquerque.

O posto de coleta de leite humano também passou por requalificação da área técnica,  construção da barreira física separando a área de higienização e área de coleta do leite. Além dessas obras, a unidade também ganhou a Sala de Apoio à Mulher Trabalhadora que Amamenta. No local, as profissionais da unidade que ainda dão de mamar terão a possibilidade de realizar a ordenha e armazenamento em local adequado. O espaço conta com poltronas e um freezer utilizado para a conservação do leite até o final do expediente, quando as mulheres levam para casa e o oferecem ao filho. Se preferirem, ainda podem fazer a doação do leite excedente para o Banco de Leite da unidade.

Bruna da Silva, 23, deu à luz ao seu segundo filho nesta quarta-feira (23) e afirmou ter ficado satisfeita com as mudanças realizadas na maternidade. "Eu já tinha acompanhado a minha irmã aqui quando ela teve filho e era muito quente, mas agora que tem ar condicionado está muito melhor, achei a melhor parte da reforma. Também achei que o espaço está bem mais limpo, mais cuidado. Tive meu primeiro filho no Hospital da Mulher e o atendimento dos dois lugares é ótimo, as médicas não me deixam sozinha e me tratam muito bem", afirmou ela.

“Colocar essa sala de apoio na unidade foi uma forma que encontramos de estimular o aleitamento e dar suporte às profissionais que retornam da licença maternidade e ainda estão amamentando seus filhos. É muito marcante fazer essa entrega neste mês, quando celebramos o Agosto Dourado que tem como tema em 2023 “Apoie a amamentação: faça a diferença para mães e pais que trabalham”, reforça Anna Renata.

A Prefeitura do Recife dispõe de outras quatro Salas de Apoio à Mulher Trabalhadora que Amamenta: nas maternidades Arnaldo Marques, no Ibura; Bandeira Filho, em Afogados; no Hospital da Mulher do Recife (HMR) Dra. Mercês Pontes Cunha, no Curado, e também no edifício-sede da PCR.

CENTRO DE PARTO NORMAL - A instalação do CPN na Barros Lima foi uma estratégia da Prefeitura do Recife para estimular, cada vez mais, a realização de partos normais na rede municipal, com o mínimo de interferência, respeitando o protagonismo, a autonomia e a privacidade da mulher. No Recife, as quatro maternidades municipais já dispõem dessa estrutura para acolher as gestantes recifenses.

A enfermeira obstetra Herika Dantas atua na Barros Lima desde julho de 2020, pouco antes da inauguração do CPN.  Ela escolheu o seu ambiente de trabalho como local para dar à luz sua terceira filha, a menina Luisa. “Eu já tinha a experiência de dois partos normais anteriores que ocorreram na rede privada, e apesar de ter dado tudo certo, foi inevitável sentir os efeitos de unidades que priorizam a cesárea. Por confiar e acreditar na equipe do CPN, pude realizar o meu tão sonhado parto na água, já que o setor possui uma suíte disponível para isso”, relata a profissional.

O Centro de Parto Normal da Maternidade conta com uma estrutura com conforto para que a mulher possa escolher a forma de parir que mais se adeque às suas necessidades. O local dispõe de suítes individuais, banheira para realização de partos na água, além de área de convivência onde as mulheres podem usufruir de bola, banqueta, cavalinho e barra para alongamento para estimular o trabalho de parto e facilitar o nascimento do bebê.

“Eu tive um parto super tranquilo, com muito respeito, carinho, paciência, penumbra, música e meu esposo ao meu lado em todos os momentos. Receber minha filha envolvida por um ambiente acolhedor e cheio de amor foi uma experiência inesquecível. Uma realização de sonho. A certeza de que quando fazemos algo com amor tudo dá certo. E hoje eu presto assistência às mulheres e sempre digo minha própria experiência no CPN Se eu consegui, elas também podem. Somos mulheres, fortes”, vibrou Herika.

Atualmente, a Barros Lima tem a menor porcentagem de cesáreas entre as maternidades municipais, com somente 18% dos partos sendo desse tipo. Esse número chega próximo ao valor recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) que é de 15%. Do total dos partos normais ocorridos na unidade, 29% ocorrem no Centro de Parto Normal. “O CPN da Maternidade Barros Lima constitui uma estratégia para a redução da mortalidade materna e perinatal, ou seja, período que compreende a gravidez, o parto e o puerpério, além de promover também a redução de intervenções desnecessárias e oferecer uma assistência multiprofissional humanizada para as mulheres recifenses”, destaca a secretária executiva de Regulação, Média e Alta Complexidade, Anna Renata Lemos.

PROGRAMAÇÃO - Como forma de celebrar os três anos do CPN da Barros Lima, será realizada uma série de atividades no local. Entre os dias 23 e 25 de agosto, haverá uma programação especial voltada para as equipes e para as usuárias do CPN, que abordará temas como o piso salarial da Enfermagem, estratégias para contribuir no trabalho de parto fisiológico, indicadores do CPN, além de dinâmicas com gestantes visitantes. Confira a programação abaixo:

Quarta-feira (23):
9h - Abertura
9h30 - Indicadores CPN
10h - Roda de conversa sobre piso salarial
11h - Inserção do DIU pelo enfermeiro obstetra
14h - Estratégias para contribuir no trabalho de parto fisiológico

Quinta-feira (24):
14h - “Luz na passarela que lá vem elas”: Dinâmica com as gestantes visitantes (pintura de barriga e desfile com votação da arte mais bonita)

Sexta-feira (25):
14h - “Corredor do Cuidado”: dança circular, música ao vivo com saxofonista e exibição de vídeos com registros da rotina da equipe.