NOTÍCIAS

| 24.09.12 - 16h21

Moradores do Córrego do Inácio recebem orientação porta a porta em mais uma busca ativa contra a hanseníase e tuberculose

[caption id="attachment_26559" align="alignleft" width="334"] A abordagem foi de porta a porta, e o material para exame era recolhido na mesma hora. Foto: Luciano Ferreira[/caption]

Por Maria Duarte

Mobilizando pela terceira vez os moradores de Nova Descoberta, a busca ativa por possíveis portadores de hanseníase e tuberculose atendeu na manhã desta segunda-feira (24) aos usuários do Córrego do Inácio. Cerca de 20 profissionais percorreram o local para conscientizar moradores sobre as duas doenças. A abordagem porta a porta também contou com coleta de material para exame e distribuição de material educativo.

No primeiro momento os agentes de saúde explicaram a doença e falaram a respeito dos sintomas. A enfermeira Rosilene Gouveia explica a importância dessas informações. “São duas doenças silenciosas, pois as manchas da hanseníase não incomodam e a tuberculose muitas vezes é confundida com uma simples gripe”. Caso seja identificada alguma suspeita, o morador será orientado a comparecer à escola Rafael de Meneses nesta terça-feira (25), onde a dermatologista Renata Caua realizará exames mais detalhados. No caso da tuberculose, as amostras de escarro serão analisadas em laboratório e os resultados serão divulgados ainda esta semana.

A aposentada Joana Ferreira, coletou secreção para exame e declarou que “é sempre bom ter cuidado com a saúde. Às vezes não vou ao médico porque acho que é só uma gripe, mas assim tão perto fica mais fácil e todo mundo de casa participa”. Assim como Dona Joana, os moradores se mostraram abertos a receber e escutar o que os agentes de saúde têm a dizer.

A busca já passou por áreas como Córrego da Josélia e Brejo do Beberibe. A meta é expandir a iniciativa para outros distritos sanitários. Os próximos a serem beneficiados serão os moradores do Vasco da Gama. Conscientizar o usuário a respeito dessas doenças a partir do critério de local com maior incidência de casos é o objetivo da Secretaria Municipal de Saúde.